Matéria-1217696

Cuidados com o Castelão

O Debate Bola (TV Diário) antecipou a exposição sobre como ficarão as torcidas organizadas no novo Castelão. Presentes estiveram o secretário da Copa Ferruccio Feitosa, o major George e representantes da TUF e Cearamor. Lamentei a ausência dos presidentes dessas torcidas organizadas. Mas, tudo bem, os diretores expuseram seus pontos de vista. Minha conclusão inicial: não me parece fácil apagar de repente velhas rixas que se arrastam por mais de dez anos. Além disso há os que, embora com as camisas das organizadas, atuam de forma isolada, em pequenos bandos. Há muito o que se analisar até a reabertura do estádio para os jogos de futebol.

Exclusão

Outro ponto importante: se houver problemas decorrentes do comportamento da torcida no Castelão, a Fifa poderá tomar medidas drásticas e extremas. Exemplo: por pura questão de segurança, tirar do Castelão os jogos já determinados da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. O governo do Estado não admitirá perder essa parte.

Fim

Eu entendo que chegou o momento oportuno e único para mudar o comportamento das torcidas nos estádios. Se não for agora, nunca mais. Se as autoridades não souberem se impor, serão engolidas pela audácia dos marginais que estão infiltrados nas organizadas. É o round derradeiro da luta do bem contra o mal.

Aperto e extinção

O secretário da Copa, Ferruccio Feitosa, mostrou-se firme na defesa da mudança de comportamento dos torcedores. E não me parece disposto a ceder diante das pressões. Ele prega a conscientização do torcedor. Quer as torcidas juntas, de forma civilizada, como na década de 1960. Se houver problemas no Castelão, Ferruccio não descarta a possibilidade de pedido de extinção dessas torcidas, por iniciativa do Ministério Público. Uma coisa ficou clara: as autoridades não transigirão diante da baderna ou de ataque ao patrimônio público.

Nunca mais

A depredação que aconteceu no PV, logo após sua inauguração, foi ato de marginais. Serviu de alerta. Agora as autoridades partem para uma espécie de "tolerância zero". Qualquer tentativa de depredação na Arena Castelão será reprimida com a força que for necessária. A Arena Castelão é para desportistas, não para vândalos.

Preservação. Observem esta foto do Castelão. Procurem na internet imagens dos mais modernos estádios do mundo. Faça uma comparação. A Arena Castelão está no mesmo patamar e, em alguns itens, até melhor que os estádios europeus. Mantê-la assim será a meta, ainda que seja preciso adotar medidas extremas.

Controle

Na Europa, nos grandes estádios, sem alambrados e sem separações (você pode conferir pela TV), os clássicos entre os rivais acontecem sem que haja registro de qualquer tipo de violência, quer dentro do estádio, quer fora dele. Se os hooligans foram banidos dos estádios na Inglaterra por que não será possível expulsar dos estádios os baderneiros daqui?

Nós não vamos lotear o Castelão para criar áreas desta ou daquela torcida. Estas poderão até ficar em espaços determinados, mas sem separação".

Ferruccio Feitosa
Secretário da Copa