Apostar no novo
O Ceará, nos últimos anos, vem alternando acertos e erros graves na contratação de treinadores. Mancadas incríveis como a vinda de Mário Sérgio, reconhecido temperamental. A vinda de Vagner Mancini foi também uma decepção. Ele, com nítido "complexo geriátrico", fez o Ceará perder o concurso de jogadores importantes como Iarley, que ajudou o Goiás a subir para Série A 2013. O próprio retorno de PC Gusmão também não deu certo. Herói do acesso à Série A em 2009, PC fracassou este ano. Um fiasco. Diante desses episódios, Evandro Leitão resolveu apostar em Ricardinho. Para alguns, aventura; para outros, nova alternativa. Tempo ao tempo para conferir.
Mudança
O técnico Vica, tantas vezes aplaudido aqui pelos acertos no Fortaleza, precisa rever conceitos nesta nova fase no Pici. Deve deixar de lado o hermetismo que não trouxe proveito. Trancou o time aos olhos do mundo e nada deu certo na decisão com o Oeste. É melhor escancarar como fez o Oeste. Ficou provado que mistério não resolve.
Blindagem
Dois momentos na Seleção Brasileiras em Copas do Mundo onde a blindagem fracassou. Em 1990, na Itália, o técnico Sebastião Lazaroni fez treino secreto, antes do jogo com a Argentina. Os Argentinos treinaram à vista de todos. Resultado: Argentina 1 x 0 Brasil. O Brasil voltou para casa nas quartas-de-final. De nada adiantou o mistério.
Exclusividade
Mais uma vez a TV Diário soube priorizar um evento de grande interesse dos cearenses. Foi a única que cobriu ao vivo a inauguração da Arena Castelão. Um sucesso. E a resposta do público foi traduzida pelos elevados índices de audiência. Não faz muito, a TV Diário também alcançou êxito total ao apoiar e transmitir ao vivo, igualmente com exclusividade, o show da Esquadrilha da Fumaça. E já domingo próximo, pela manhã, mostrará, mais uma Regata de Jangadas. O diretor da emissora, Roberto Moreira, tem portanto todos os motivos para comemorar.
Recordando. Ontem publiquei a primeira sugestão para a capa do livro que contará a história do ídolo Mozart Gomes. O autor da obra, Saraiva Júnior, aguardará a manifestação da torcida. Gostei mais da sugestão de hoje. A mim me parece mais fiel ao perfil do notável Mozarzinho. De qualquer forma, vale a opinião do leitor, que poderá enviar e-mail para a coluna.
O gol
Ironia: Iarley, que Mancini dispensou do Ceará, fez o gol do título da B conquistado pelo Goiás que subiu para a Série A. Erro de avaliação de Mancini trouxe prejuízos. A diretoria não pode nem deve aceitar caprichos de técnicos. Não interferir na escalação é uma coisa; outra bem diferente é tornar-se refém de capricho pessoal de treinador.
Outro exemplo
Dunga, que fez bom trabalho na Canarinho, também blindou o time, máxime antes do jogo com a Holanda. A concentração do Brasil virou "espaço aéreo inviolável". Treino secreto. A Holanda, ao contrário, treinou normalmente sem restrições à cobertura jornalística. Por pura ironia, a Holanda ganhou e eliminou o Brasil. E exatamente no jogo aéreo.
´´Quando eu jogava aqui, no Ceará e no Fortaleza, não era chamado de craque. Agora, porque estou no São Paulo, passaram a me chamar de craque".
Osvaldo
Surpreso com o novo tratamento dado pela imprensa