A despedida
É incrível a situação do Ceará nesta reta final do ano. Ficou a impressão deprimente de que o time apenas sofreu revezes e que nada de bom aconteceu em Porangabuçu neste ano 2013. Ora, amigos, o Ceará ganhou um bicampeonato estadual. Foi único dos chamados times grandes a conquistar um título. Ainda assim, o insucesso na tentativa de voltar à Série A ensejou incomensurável insatisfação. Esta ganhou dimensão tão grande que a marca negativa se sobrepôs a tudo. A despedida, amanhã em Salvador, encerra melancolicamente uma jornada que somou nos últimos oito jogos nada menos que sete derrotas e um empate. Triste partida, sem dúvida.
Recordando. 1969. Raríssima foto da Seleção de Icó que disputou o Intermunicipal daquele ano. A partir da esquerda (em pé): Luis Carlos, Gurgel, Marcos, William, Leonardo e Luciano. Na mesma ordem (agachados): ? , Plauto, ? , Esquerdinha e Marcondes. (Colaboração de Jurandy Neves - Montese).
Expectativa
O saudoso Luís Rolim, Velho Guerreiro, já dizia que se os tricolores se unissem dificilmente o Fortaleza seria batido. A busca de união continua até hoje. Mas, diante das atuais divergências entre a diretoria executiva e o conselho deliberativo, já se vê que é quase impossível trazer toda a família tricolor para o mesmo ninho. É lamentável.
Diferente
Um alerta: os times grandes da cidade de Fortaleza sempre relaxaram quando o assunto era contratar para o "estadual" do ano seguinte. Motivo: o suposto baixo nível técnico da competição. Tudo bem. Mas agora haverá a Copa do Nordeste, com times do mesmo porte de Ceará e Fortaleza. Irão deixar tudo para a última hora?
Quem escapou?
No meio de tantas oscilações, quem conseguiu salvar a pele em Porangabuçu? O desgaste foi generalizado, atingindo até ídolos que foram intocáveis em certos momentos. O goleiro Fernando Henrique viveu a glória e o fracasso, herói e vilão. O técnico PC Gusmão também foi de herói do título estadual a fracassado na Série B nacional. Mota passou por momentos variados. Ainda assim foi quem mais assinalou gols. Enfim, no cômputo geral, a diretoria também não escapou das críticas contundentes. Síntese: todos, no mínimo, saíram chamuscados.
De casa
Mais uma vez, nesta onda de idas e vindas de atletas, permanecem no Pici os que não negam fogo, ou seja, na hora mesmo do pega, lá estão eles, ainda mantendo o sentimento telúrico, o amor ao clube onde tiveram a primeira oportunidade de despontar para o futebol. Guto passou por turbulências, mas sempre prova a importância de sua presença.
Confusão
Estive em quatro Copas do Mundo. Em nenhuma houve problemas na venda de ingressos. Aqui no Brasil, no primeiro dia de venda de ingressos para a Copa das Confederações, tome confusão e muitos compradores ainda estão esperando a solução. Puxa, teria de ser logo aqui no Brasil! Imaginem quando for para Copa do Mundo mesmo...
"Temo o dia em que a tecnologia se sobreponha à humanidade. Então o mundo terá uma geração de idiotas".
Albert Einstein
Físico e humanista alemão (Pelo visto esse tempo está bem próximo)