Mais uma vez, Verdão!
O que posso esperar do Icasa? Quase tudo: greve, trabalho, protesto, vitória, reclamações, triunfo, comemoração. Só não passa pela minha cabeça um fracasso. O Verdão tem elenco especial. É modelo de dignidade. Os jogadores reclamam de atrasos salariais, privações e outros sofrimentos, mas, na hora do jogo, comportam-se como quem está com os salários em dia. Esquecem as mágoas e desilusões tidas com os dirigentes pelas promessas furadas. E cumprem com extremo compromisso suas obrigações profissionais. Hoje, diante do Paysandu uma vitória por 1 a 0 ou 2 a 1 deixa o Verdão na final da Série C 2012. Os dirigentes não merecem tal prêmio, mas o elenco merece, sim.
Quase nada
Do time que quase leva o Fortaleza à Série B, pouco resta. Não está ficando pedra sobre pedra. Vida que segue. Desmontar leva segundos; montar leva meses. Não tenho a menor ideia de como o técnico Vica pretende montar o novo Leão. Sei, porém, que ele sabe fazer isso muito bem. Basta lembrar o trabalho que fez no Asa de 2008 a 2011.
Dias melhores
O Ferroviário quer apagar em 2013 a péssima imagem deixada este ano. O Ferrão só permaneceu na elite porque o Crateús foi rebaixado no tapetão. Em campo mesmo o time coral esteve muito mal. As novas contratações anunciadas (Tinga, Leandro, Juninho Botelho, Kleyton e Giancarlo) são esperança de dias melhores. Tomara!
Basta um empate
Terá ficado algum ranço entre PC Gusmão e o Ceará depois do fracasso na tentativa de voltar à elite? Rompimento, mesmo amigável, geralmente deixa sequelas. No jogo de sábado, o PC poderá colocar no currículo mais uma ascensão: a do Vitória para a Série A. E nem precisa ganhar do Ceará. Basta um empate para o Vitória subir. Por sentimento de vindita, terá o elenco do Ceará vontade de travar a meta de seu ex-treinador? Penso que não. A não ser que, quanto ao tratamento dado por PC, tenha restado alguma mágoa entre os jogadores alvinegros.
O Rei Pelé
Não suporto mais as matérias que redes de televisão fazem endeusando o Messi. Ele é bom, mas há exagero na louvação. Quebra de recorde aqui, ali. Um gol a mais. E tome matéria sobre o Messi. E tome análise comparativa, mostrando números assinalados por Pelé. Basta, gente. Forçar a barra também deve ter limite. Pelé é gênio, amigos.
O Tigre vem forte
O Tiradentes abriu a pré-temporada 2013. O major Pimentel me garantiu que será formada uma equipe forte. Uma seleção foi feita na semana passada no campo do Tigre. A base será em valores jovens, aqui da terrinha, mesclada de alguns jogadores mais experientes. O Tiradentes tem a vantagem de ter iniciado a preparação mais cedo.
"Um time como o Ceará não pode passar tantos jogos sem vencer. Sabemos que o Vitória luta por uma vaga, mas nós vamos lá tentar ganhar esse jogo".
Juca
Volante alvinegro, numa entrevista à TV Diário
Recordando. A partir da esquerda: Pacoti (nas décadas de 1950 e 1960, brilhou no Ferroviário, Sport/PE, Vasco/RJ e Sporting Lisboa), Val (goleiro que jogou no Quixadá e no Icasa. Val também foi titular da seleção de futsal de Quixadá) e Agenor (irmão de Pacoti). Agenor também foi atacante, artilheiro no Icasa, Guarani/J e Quixadá).