Euforia e ansiedade
Há entre os pilotos de automobilismo a convicção de que a última volta de uma prova é a que mais gera ansiedade. É o medo de uma peça quebrar, um defeito inesperado ou um erro de comando. Daí a concentração maior do líder da prova justo na última volta. Pois assim estou vendo o Fortaleza. A concentração total na última volta. Esta não permite sequer um senão, por mínimo que seja. Os torcedores, mesmo na euforia, não escondem a ansiedade embutida nas entranhas dos corações tricolores. Não há nada pior que a espera. São três anos de luta. Agora o pódio está à vista. É normal que isso ocorra. Euforia e ansiedade, componentes inseparáveis até o apito final.
Reforços
Ferroviário de férias. A reapresentação será no dia 26 de novembro. O coordenador técnico, Armando Desessards, afirma que a diretoria manterá 90% do grupo para 2013. Armando, Evandro Ferreira Gomes (diretor de futebol) e Gilson Maciel (técnico) decidiram que o time contratará seis reforços para a próxima temporada.
90 minutos
No site do Icasa uma inscrição especial: "90 minutos nos separam da Série B 2013... Sexta-feira, às 18 horas, Duque de Caxias x Icasa". Realmente, falta pouco Verdão. Mas estou com a diretoria do clube: cuidado com arbitragem. Não digo que o cara vá "roubar", mas um árbitro frouxo torna-se "caseiro" pela pusilanimidade que lhe é peculiar.
Tirou proveito
O futebol é mesmo o esporte das grandes reviravoltas. O Fortaleza foi esperto. Reconheceu o valor de jogadores que não renovaram com o Ceará e os levou para o Pici. Lá estão subindo para a "B" Lopes, Fabrício, Careca e Geraldo. O Ceará passou a Série B tentando formar uma zaga. Não formou. Tentou encontrar um jogador para substituir Geraldo, não encontrou. Fabrício e Erivelton formaram uma dupla segura na retaguarda alvinegra. Erivelton foi mandado embora. O Fortaleza ficou com Fabrício. E tirou disso o melhor proveito.
Silêncio
Meu amigo de tantos anos, Luiz Melo Torquato parece ter dado um tempo depois da frustração pelo rebaixamento do Guarany/S. Nenhum telefonema, nenhum contato. Não sei se ele resolveu aposentar-se do futebol como chegou a anunciar. Verdade é que o Guarany sem o Luiz vira órfão. Estanho o silêncio absoluto do guerreiro Luiz.
Recordando. Final da década de 1960. Jogadores do Ceará Sporting Club, quando de um embarque no Aeroporto Pinto Martins. Jurandir, Magela, Ubiratan Távora (massagista), Wilson, Didi,Chicleste, Osmar.
Primeiro no Brasil
Conversei pessoalmente com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo. Está empolgado com o Castelão, primeiro estádio brasileiro a ficar pronto para a Copa. Perguntei o que ele e o Felipão tinham conversado sobre Mano Menezes e sobre a Seleção Brasileira. O ministrou nem pestanejou. Respondeu na hora: "Nada". Acredite se quiser.
´´O grupo entende a minha proposta. No futebol moderno, não há espaço para jogador que não marca. No meu time até o roupeiro tem de marcar".
Francisco Diá
Técnico do Icasa