Os cuidados naturais
É sabido, pela própria campanha, que o Fortaleza tem qualificação técnica superior ao Oeste. Não há como comparar. Mas é preciso vigilância forte para evitar que no subconsciente do grupo se instale o "já ganhou". Muitas vezes a soberba vem de forma imperceptível. E aí o perigo de surpresas é maior. Fazem sentido, pois, os sinais de alerta e advertência para não permitir que o Fortaleza se contamine pela euforia exagerada. A comissão técnica do Leão, com o experiente Vica, tem estado atenta a esta parte. Jogadores mais calejados, como Geraldo, sabem manter o foco na realidade. É bom não menosprezar o adversário e manter os naturais cuidados.
Sem atropelos
O presidente Evandro Leitão disse que trabalhará com calma na montagem da equipe para 2013. Tudo bem. O segundo semestre do Ceará foi um festival de erros. E mais que isso: persistência no erro. É hora de rever os equívocos para não tropeçar na mesma pedra. E não custa lembrar que o Campeonato Cearense já começará no início de Janeiro.
Dois meses
Evandro Leitão terá de usar de toda a paciência, mas agindo rápido, pois faltam apenas dois meses e poucos dias para o início do "estadual". Além disso, haverá no mesmo período o Campeonato do Nordeste e a Copa do Brasil. A calma a que se referiu será necessária, mas nada de perder de vista a corrida contra o tempo.
Valores lá fora
Vocês viram o desempenho do cearense Siloé, do Boa Esporte, diante do Ceará no jogo em que o Boa ganhou por 1 a 0? Já no grupo do Ceará os Bruninhos, Tiaguinhos e outros inhos nem de longe chegam perto do futebol de Siloé. A vida é assim: não há dinheiro para manter aqui os bons valores da terra, mas há dinheiro de sobra para trazer limitados jogadores de fora. É inexplicável. Creio que correto seria manter os bons aqui. Não sei, porém, que interesses estão por trás de contratações que mais parecem de encomenda, de tão ruins e inexpressivas.
Manter a dignidade
Ouvi declarações de jogadores do Ceará sobre a atual situação. Chamou mais atenção a de João Marcos. Numa expressão sincera, admitiu que ele e seus companheiros terão de fechar o ano, buscando bons resultados, apesar das dificuldades presentes. Será a única forma de manter a dignidade, mesmo diante dos contratempos.
Saúde
Pesquisadores do Brasil e de Portugal estarão na Unifor, dias 9 e10 de novembro, para o II Simpósio Internacional de Força e Condicionamento Físico. Inscrições pelo site www.top7brasil.com.br. Esperam reunir 200 estudantes e profissionais que debaterão os métodos, treino e exercícios físicos para garantir a saúde e não apenas a estética corporal.
"Do time do Oeste que disputou o Campeonato Paulista, muita gente foi embora. Mas alguns que ficaram eram titulares. Eles trabalham em velocidade e são perigosos".
Fabrício
Zagueiro do Fortaleza
Recordando. Década de 1990. Ceará. A partir da esquerda, só os jogadores (em pé): Roberval, Caetano, Nei, Betinho e Ivanildo. Na mesma ordem (agachados): Airton, Fernando, Mazinho, Claudemir, Lira e Jean, sendo entrevistado pelo repórter Paulo Soriano. (Acervo de Elcias Ferreira).