Rosário de amarguras
A pergunta é: até quando o Ceará continuará produzindo decepções? Três derrotas seguidas, uma delas humilhante porque goleada: Asa 3 a 0. O contato com os líderes sumiu. Esperança de classificação soterrada. A inexplicável queda de produção deixa atônita a torcida. O que há no plano interno de Porangabuçu? Soube que os salários estão em dia. Apenas algumas gratificações ainda não pagas. Coisa pouca. Nada justifica o descambar no despenhadeiro da incompetência, quando há bem pouco tempo ainda paquerava com possível ascensão. O final de ano para a torcida alvinegra é de extrema frustração. Verdadeiro rosário de amarguras.
Adversário
Pode o Oeste (2º lugar no momento) ser o adversário do Fortaleza no mata-mata? Pode, sim. Mas a possibilidade é remota. É mais provável ser o Duque de Caxias ou o Chapecoense. De qualquer maneira, o Oeste, que enfrenta o Madureira sábado em Itápolis, não está descartado do caminho do Leão. O técnico do Oeste é Luís Carlos Martins.
Local
Os jogos do Oeste são na cidade de Itápolis, no Estádio dos Amaros, no Estado de São Paulo. A média de público nos seus jogos é de 750 torcedores. O maior público foi de 1.104 torcedores. A cidade de Itápolis fica a 360km de São Paulo. População estimada em 40 mil habitantes. O Estádio dos Amaros tem capacidade para 15 mil torcedores.
Seis na fila
Resta saber como se comportará a partir de agora o alvinegro, em vista do abalo moral decorrente de tantas quedas. Estão no caminho do Ceará o Boa Esporte (13º), Avaí (9º), Grêmio Barueri (19º), CRB (18º), Bragantino (17º) e Vitória (vice-líder). Portanto, três da zona de rebaixamento, um da faixa intermediária e o vice-líder, Vitória. O que mais se lamenta: nunca como agora foi tão fácil a oportunidade de subir. O radar de Porangabuçu não captou os primeiros sinais de fragilidade. E, pelo visto, quando captou, foi tarde demais.
Ascensão
O goleiro Lopes foi quem demonstrou maior força de superação. Chegou ao Fortaleza sob a desconfiança da torcida. O titular João Carlos estava no auge. Na contusão de João, Lopes assumiu e segurou a posição. Hoje é o melhor goleiro do futebol cearense. Foi com ele no gol que o Ceará subiu para a Série A em 2009. Agora ele tende a subir com o Leão.
Outro na mira
O Chapecoense é outro time que poderá enfrentar o Fortaleza no mata-mata, apesar a possibilidade maior ficar entre o Duque de Caxias e o Caxias. O Chapecoense é trinado por Gilmar dal Pozzo. O artilheiro do time é Eliomar, com quatro gols. O Chapecoense tem seus jogos no Estádio Regional Índio Condá com capacidade para 15 mil torcedores.
Recordando. Década de 1960. Famoso trio do Calouros do Ar. Lateral-direito Pedrinho, goleiro Romualdo e o zagueiro-central Aracati. Detalhes: Romualdo também brilhou no Ceará; Aracati criou a conhecida frase "quem tem Araca não perde"; Pedrinho, hoje aposentado, foi lateral eficiente. Colaboração de Elcias Ferreira).
´´Vou analisar no tempo oportuno a situação da arbitragem, de preferência já para 2013, apesar de nem saber se ainda estarei no cargo no próximo ano".
Leandro Serpa
Presidente da Comissão de Arbitragem, deixando no ar uma interrogação sobre a sua permanência