Colocações semelhantes
Durante a semana acompanhei entrevistas de jogadores do Ceará (Mota, João Marcos, Magno Alves, Juca, Dionantan, Apodi e Eusébio). Colocações semelhantes: a luta continuará enquanto houver matemáticas chances. Nada de desânimo; nada de revés por antecipado; nada de capitulação prematura. A proposta é lutar e acreditar na classificação, ainda que adversas as circunstâncias, ainda que minguada a chance de chegar ao G-4. Mas essas colocações só farão sentido se o time estabelecer nova sequência de vitórias. Sem isso, tudo não passará de enganosa e vazia retórica.
Sereno
Surpreende a expressão de tranquilidade do goleiro Dionantan, agora titular do Ceará. Agora vai em busca da sequência de jogos de que precisa para consolidar sua posição. É cedo para um julgamento definitivo, mas a primeira impressão foi positiva.
Definição
Geralmente, a formação do último treino é a que entra de início. Se assim, Itamar comporá com Mota a dupla de ataque. Itamar entrou bem em Criciúma. O problema de Itamar é a oscilação: ora é o destaque, ora parece perdido em campo. Daí a incógnita.
Formações
Diante de três formações e testes, PC Gusmão buscou a montagem ideal, levando em conta as circunstâncias e desafios que terá o time terá. Em casa e precisando vencer, só se admite proposta ofensiva. Fora disso será elucubração.
"O Ceará tem perdido jogos no detalhe. Contra o América/RN, teremos de evitar esses erros que nos tiraram vitórias certas".
Apodi
Volante do Ceará
Agressão
No PV há grave erro que precisa ser corrigido: o risco que os cronistas esportivos estão passando, obrigados a transitar no meio das torcidas. Os cronistas deixam o carro no estacionamento, mas ficam obrigados a circular por fora do PV pela Rua Costa Souza.
Agressão II
Cronistas passam no meio das "organizadas" e são alvo de ameaças. Chamo a atenção da Apcdec, FCF e Polícia Militar. Já houve agressões a profissionais da TV O Povo. Outros cronistas poderão ser agredidos. Não aleguem desconhecimento do perigo ali existente.
Em casa
Por mais paradoxal que parece, o Icasa está se sentindo mais em casa em Iguatu do que em Juazeiro. Em Iguatu tem recebido irrestrito apoio da prefeitura do município. Pelos agrados e apoio, manteve o jogo contra o Salgueiro para o Agernorzão. Está certo.
Convidados
No Debate Bola (TV Diário) de amanhã, presença de Da Costa (ídolo que jogou no Ceará e no Fortaleza na década de 1970) e de Daniel Campelo. O ex-zagueiro Alexandre Nepomuceno e Júlio Sales só participarão no domingo (dia 21), pois Alexandre está adoentado.
Vitória
Jailson e Waldison. O primeiro na expectativa de um retorno para retomar os melhores dias; o segundo já retornou e logo marcando gol. Waldison faz dupla com Assisinho. Pelo menos no momento, na minha avaliação, é a dupla que melhor se completa no ataque tricolor. Observem o "V" da vitória no aceno de Waldison. O Fortaleza está muito bem servido de atacantes.