Advertência
Hoje, no PV, o Fortaleza é favorito diante do Cuiabá. No jogo de ida, houve empate (0 x 0). Na época, o Cuiabá era treinado por Ary Marques. Agora o visitante é comandado pelo técnico Luciano Dias. O elenco, porém, é basicamente o mesmo. E vem de uma derrota para o Santa Cruz por 1 a 0. Na zona de rebaixamento, está no desespero. Na frase do dia, Vica faz advertência. A propósito, o técnico do Fortaleza chama a atenção para alguns valores do Cuiabá como o ala Niel e o meio-campista Ewerton. Vica entende que, embora o Cuiabá não viva bom momento, merece cuidado. Realmente, vez por outra, esses times da zona maldita pregam peças inesperadas.
Marca
Hoje, o ala Guto completará 170 jogos pelo Fortaleza. Ele experimenta ótima fase. Não raro, faz gol em subidas pela esquerda. Dono de forte chute, é esperança de mais tentos. Não sei como alguns treinadores, num erro imperdoável, deixaram Guto no banco. Ainda bem Vica corrigiu a injustiça.
Estádio Dutrinha
Houve muita reclamação no jogo de ida porque os jogadores do Fortaleza estranharam as condições desfavoráveis do Estádio Presidente Dutra, chamado de Dutrinha. Realmente um campo de dimensões mínimas. Hoje, no PV, nada a reclamar, pois.
Timidez
Guto é muito tímido. Certa feita ele me visitou no Debate Bola (T V Diário). Fora do ar, Guto me pediu para ficar no auditório, sem ser citado. Ele viu ali todo o programa. Hoje, Guto já dá entrevista, mas não nega que fica muito tenso nessa hora.
"Se entrar desligado, nosso time pode sofrer surpresa. Apesar de não passar por bom momento, o Cuiabá tem jogadores experientes".
Vica
Técnico do Fortaleza
Série C
Hoje, pela primeira vez Iguatu sediará um jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. O Estádio Agenorzão, recentemente inaugurado, oferece ótimas condições. Aliás, o Icasa teve muita sorte neste mister. Punido, sem poder jogar no Romeirão, encontrou abrigo em Iguatu. Ora, com o apoio dos iguatuenses, o Verdão se sentirá em casa.
Situações
Festa hoje em Iguatu, palco do jogo Icasa x Santa Cruz/PE. O Verdão luta desesperadamente para mais se distanciar da zona de rebaixamento; o Santa quer consolidar sua posição no G4, pois ainda sonha com o segundo lugar. A situação do Icasa ainda é confusa. Uma vitória do Fortaleza sobre o Cuiabá ajudará bastante o Verdão. É que Icasa e Cuiabá estão com 15 pontos.
Goleador
André Turatto tem sido importante ao Icasa na função de zagueiro-goleador. Com precisão confere de cabeça, aproveitando lançamentos aéreos em cobranças de falta ou de escanteio. Mas hoje, diante do Santa, ao lado de Naylhor e Gilberto, terá missão bem defensiva: conter Dênis Marques, um dos artilheiros da Série C, com nove gols.
Recordando
Recebi uma foto do zagueiro Aracati, que marcou época da década de 1960, jogando pelo Calouros do Ar. O velho Araca, como era conhecido. Brevemente publicarei essa foto. Aracati mora hoje numa casa na Praia de Iracema. Faz muitos anos não o vejo. Pretendo homenageá-lo no programa Debate Bola e para tanto estou acionando meus amigos Pacoti e Gavillan. Quero um contado com o Araca, pois ele tem muitas histórias engraçadas para contar. Na época em que era o xerife do Calouros, Aracati costumava provocar os adversários dizendo: "Time que tem Araca não perde".