Fortaleza classificado
Ao contrário do que a princípio se pensava, o Fortaleza, com 29 pontos, já está classificado para o mata-mata, ainda que o Águia o ultrapasse na avaliação geral. Resta definir apenas a posição. Os leitores Arthur Oliveira e Ricardo Alexandre de Mascarenhas Freire alertaram: “Para que o 5º colocado, o Águia, ultrapasse o Leão, seriam necessárias quatro vitórias com goleadas, visando a tirar o saldo de gols. Ora, para isso acontecer, o Águia teria que ganhar do Salgueiro e do Santa Cruz. Assim, o Salgueiro só chegaria a 27 pontos e o Santa a 28. Portanto, esses confrontos diretos já garantem a vaga do Fortaleza”. É verdade. Agora é lutar pelo primeiro lugar.
Artilheiro
Waldison, com cinco tentos marcados, é o maior goleador do Fortaleza na Série C. Para alegria da torcida, ele retorna às atividades na reta decisiva. Mais uma opção para o técnico Vica. Com Waldison, o potencial de acerto nas conclusões aumenta sobremaneira.
Variação
Na luta pelo primeiro lugar, vale refletir, ou seja, acompanhar os possíveis adversários. Teoricamente, o primeiro lugar pegará um concorrente mais fraco, mas nem sempre é assim. Às vezes, o segundo colocado enfrenta adversário menos complicado.
Decisão
A vantagem no mata-mata da Série C está em levar a decisão para casa. O Fortaleza tem tudo para conquistar tal privilégio. Os possíveis adversários do Leão no PV numa decisão são Duque de Caxias, Oeste, Caxias e Vila Nova.
‘‘Para a FCF o Campeonato Cearense de 2013 já começou desde o mês de agosto passado. Apenas fizemos agora adaptação à nova fórmula”.
Mauro Carmélio
Presidente da FCF
Favorito
Em casa, o Criciúma sempre é favorito. Mas nem sempre o favoritismo prevalece. Episódio para ser lembrado: o Criciúma estava com 100% de aproveitamento em casa (11 jogos e 11 vitórias). No dia 8 de setembro recebeu o América/MG. Pensou fazer a festa. Resultado: tomou uma goleada, que o popular chama de “doidinha”: 0 x 4.
Diferença
A campanha do Criciúma (55 pontos) é melhor que a do Ceará (42). São 13 pontos de diferença. No PV, o Criciúma abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas cedeu o empate na fase final (2 x 2). O Criciúma está mais ajustado em suas linhas. Mas nada tão superior ou especial. Como o Ceará há pregado algumas peças fora de casa, quem sabe não surpreenderá mais uma vez?
Descontraído
Ótimo semblante de Magno Alves na entrevista dada no Ceará. Até brincou com os repórteres. Sobre a suposta falta de fair-play contra o Criciúma no jogo de ida, ele lembrou que não estava aqui, mas acha o caso superado. “Vamos para um jogo normal, não para um MMA”, brincou. Ele quer mesmo é assinalar o tão esperado primeiro gol ou gols. Isso é o que interessa.
Recordando
No ano de 1920, o Campeonato Cearense teve como campeão o Fortaleza. Mas chama atenção o nome do vice e o do terceiro colocado no certame. O vice-campeão foi um time chamado Guarany, que não era o de Sobral, mas de Fortaleza mesmo. E o terceiro colocado foi um time chamado Bangu, também da capital. No ano seguinte, novamente o Fortaleza foi campeão e o mesmo Guarany vice. O terceiro colocado foi um time chamado Botafogo, aqui de Fortaleza. Não há nos anais detalhes sobre o Guarany, o Bangu e o Botafogo cearenses. Só aparecem na colocação do campeonato.