Questionamento inoportuno
Há temas levantados de forma inoportuna e que não trazem nenhum proveito. Questionar a presença de PC Gusmão é um deles. O técnico tem seus defeitos como qualquer um de nós também tem. Concentrar nele a culpa pelos tropeços é grave equívoco de avaliação. Ora, o time de PC criou situações de gol e de vitória diante do Ipatinga. Além das chances perdidas, houve três bolas na trave do visitante. Portanto, o Ceará teve o jogo na mão, mas os atletas não aproveitaram. Como então culpar o técnico ou tomá-lo como bode expiatório dos erros cometidos por terceiros? Se o time não tivesse criado chances, PC poderia ser levado à berlinda. Mas, nesse caso, a culpa não foi do treinador.
Projeto
Gostei da palavra do dirigente Jorge Mota quando traçou o objetivo do Fortaleza na Série C. Nada de acomodação, mesmo que o time garanta vaga antecipada na Série B nacional 2013. Na verdade, o projeto tricolor é mais ousado: quer conquistar o título nacional, ou seja, dar a volta olímpica como campeão brasileiro. Está certo.
Título
Faz sentido o objetivo do Fortaleza. No futebol cearenses, apenas o Guarany de Sobral tem título de campeão brasileiro, o da Série D, comemorado com muita pompa no Junco em 2011. O Leão quer fazer no PV a festa do título inédito. Aí passará a ser o segundo time cearense a ostentar com orgulho um título de campeão nacional.
Permanência
A preferência do técnico Ceará por atletas que não caíram nas graças da torcida é um dos motivos da insatisfação de muitos. Eu mesmo discordo de várias decisões que ele tomou. Cito duas: mandar Erivelton embora e ter sacado o volante Heleno. A insistência com Jardel também gerou polêmica. Mas futebol é assim mesmo. Sempre haverá contestação ao trabalho do técnico em razão da escalação de fulano ou beltrano. Ainda assim, fora de propósito estará qualquer manifestação pela saída de PC. Sou pela permanência dele.
Futebol de Salto Alto
As mulheres estão ganhando espaço nas transmissões esportivas. Flagrante da participação de Patrícia Castro e Débora Britto, comentaristas da Expresso FM, quando estiveram no Debate Bola da TV Diário. A partir da esquerda: Denise Santiago, Patrícia Castro, Sérgio Pinheiro, o colunista e Débora Britto. Elas conhecem futebol mesmo.
Recordando
Há 13 anos essa foto foi batida. Mas, creio, a maioria da torcida do Fortaleza certamente não lembra desse zagueiro que defendeu o clube em 1999. Trata-se de Sílvio Gainete que, segundo consta, também teve passagem pelo Ferroviário. Foto enviada pelo colaborador Ricardo Amorim, filho do atacante Amorim, que atuou no Fortaleza na década de 1970.
Conclusão
Hoje à noite, na cidade de Resistência, distante mil quilômetros de Buenos Aires, Argentina e Brasil concluem a edição 2012 do Superclássico das Américas. Com empate (2 x 1 no primeiro jogo) o Brasil ganha a série. Desde 1914, as seleções principais atuaram 98 vezes (39 vitórias do Brasil, 35 de Argentina, 24 empates). Dados de Airton Fontenele.
"Ainda acredito na classificação para a Série A de 2013. Por que não? Aconteceu o que não poderia ter acontecido aqui, mas podemos ir buscar esses pontos lá fora".
João Marcos
Volante do Ceará, sobre o empate com o Ipatinga