Matéria-1186709

Dois desafios

Diferentes nas séries, iguais nos objetivos, Ceará e Fortaleza entram em campo hoje. E conduzem esperanças de resultados positivos. O Fortaleza, diante do Treze, pode consolidar sua confortável situação; o Ceará, diante do Ipatinga, tem tudo para superar o lanterna, buscando aproximar-se mais do G-4 em sua série. O Treze, de tantos imbróglios e começo trôpego, chegou ao G-4. Mas tem 10 pontos atrás do Fortaleza. Sua força está nos resultados em casa e na conduta segura do técnico cearense, Marcelo Vilar. Já o Ipatinga está no bagaço, destroçado por uma campanha bisonha. E talvez exatamente por isso deva ser olhado com desconfiança. Às vezes, fera ferida é mais perigosa.

"Doidinha"

O Treze, na rodada passada, sofreu uma "doidinha" em Cuiabá: foi goleado por 5 a 1. Lá estavam o goleiro Carlos Luna (ex-Icasa) e o atacante Vavá (ex-Ceará). O Treze engrossa o pescoço em casa, mas o Leão está preparado para isso.

Decisão

Amanhã, em Juazeiro, Guarani x Horizonte, decisão da "Fares Lopes". Pode ser que no Romeirão haja público à altura. Em Horizonte causou espécie o desinteresse da torcida que deixou o Domingão com minguado público.

Previsível

Era de todos sabido que, no instante em que estivesse pronto, Ciro Sena reassumiria a posição na zaga do Fortaleza. E agora ao lado de Fabrício e Micão. Ciro tornou-se ídolo não apenas por sua liderança na zaga, mas também pelos gols que marcou. Oportuno retorno.

"Ali na meia, volto para ajudar o João Marcos na marcação. Mas, se houver oportunidade, também tentarei chutes a gol, de fora da área".

Eusébio
Versátil jogador do Ceará

Selecionadas

Mano Menezes fez a 21ª convocação. Ao chamar o zagueiro Leandro Castán (25) da Roma, totalizou 97 jogadores. Pela segunda vez convoca Kaká (30), agora na esperança de tê-lo ao lado de Oscar como solução para o problema na meia-cancha. Na primeira convocação, em 27/out/ 2011, Kaká foi cortado por problema físico. Dados de Airton Fontenele.

Passes

Do leitor Emmanuel Militão: "A questão do passe errado no Ceará é gritante. Em todos os jogos acontecem erros primários. Até penso que jogador do Ceará não treina fundamentos ou não tenta melhorar. Jogador profissional acorda e dorme com a bola, mas parece que não leva a sério o fundamento. Só querem treinar rachão, coletivo".

Nova chance

Durante os ensaios, Jardel foi muito observado pelo técnico PC Gusmão. Esse volante ainda busca afirmação. É um desafio particular. Nos jogos em que atuou, Jardel deixou reticências. Talvez por isso, embora sem jogar, Heleno venha mantendo intacta a imagem de homem ideal para posição. Mas, fato notório, Jardel tem as preferências do treinador.

Recordando


A TV Diário há prestigiado ex-jogadores que atuaram em décadas passadas. No Debate Bola já estiveram Gildo, Marco Aurélio e Mauro Calixto, campeões pelo Ceará; Pedrinho Simões e Wilkson, campeões pelo Fortaleza; Pacoti, ídolo do Ferroviário; o goleiro Marcelino e o volante Paulo Adriano, campeões pelo Ferroviário; Edilson Araújo, campeão pelo Calouros; Mozart Gomes, ídolo e campeão pelo Fortaleza. Está confirmada a presença do ex-zagueiro Alexandre Nepomuceno (tri pelo Ceará - 1961/62/63). Alexandre irá no dia 14 de outubro, um domingo após as eleições.