Criar um atalho
Não há nenhum time extraordinário na Série B. Há alguns com produção mais consistente como Vitória e Criciúma. Até mesmo Goiás e São Caetano, ocupantes do G-4, não estão apresentando padrão superior. Por isso mesmo ainda vejo embolada a luta pela ascensão à Série A. Claro que o Vitória tem margem confortável: 13 pontos de diferença sobre o Atlético/PR, quinto colocado. Está com a mão na vaga. Entendo que o Ceará tem condições de alcançar a elite. Mas preocupa a oscilação de alguns setores. Anima a chegada de Magno Alves, embora árdua ainda seja a caminhada. Criar um atalho seria ganhar do Atlético em Curitiba amanhã. Não é utopia, mas sonho plenamente realizável.
Mudanças
No Ceará que ganhou do Atlético/PR no PV, participaram como titulares Everton, Jardel, Robston, Rogerinho e Romário. Hoje, nenhum desses é titular do time de PC Gusmão. No Atlético/PR o destaque foi Paulo Baier, que hoje está indo no banco. Aliás, Baier até se desentendeu com o técnico Drubscky sábado em Goiás.
Reflexos
Qual o Fortaleza que a torcida gostaria de ver contra o Salgueiro, o do primeiro tempo ou o da fase final da virada sobre o Paysandu? O da fase final, lógico. Mas há que se considerar um detalhe: não é recomendável se atirar todo para frente, a não ser em situação de desespero. No PV o Leão foi todo para cima porque estava perdendo o jogo
Resultados
Quando me refiro a atalhos, tenho de dar explicações. A rigor, há jogos contabilizados como de três pontos certos. E há os que antecipadamente ficam na faixa do empate como condição satisfatória. É o caso deste de amanhã, diante do Atlético/PR, na casa do adversário. A meu ver, o Ceará pode e deve ousar mais em Curitiba, mas, claro, sem assumir riscos desnecessários. No jogo de ida, no PV, o Ceará ganhou por 1 a 0, gol de Romário. O jogo foi bastante equilibrado. De lá até hoje, muita coisa mudou nas duas equipes.
Recordando
Década de 1950. Jogadores do Ceará. A partir da esquerda: Doca, Neném e Alexandre Nepomuceno. Conversei com Alexandre. Brevemente (anunciarei a data) será homenageado pelo Debate Bola. Domingo próximo não haverá o Debate Bola porque a TV Diário transmitirá ao vivo o debate entre os candidatos à prefeitura de Fortaleza.
Diferente
Em Salgueiro, Vica não abrirá a guarda sem necessidade. Além disso, nem sempre Geraldo estará perdido como ficou diante do Paysandu. Da mesma forma, Ray (foto) não desaprendeu. Entendo que houve ali uma jornada infeliz. Para cada partida, a estratégia adequada. Certamente Vica já tem a opção ideal para encarar o desafio em Pernambuco.
Estreia
Expectativa sobre a estreia de Magno Alves. A passagem dele pelo Sport/PE não correspondeu porque o relacionando com o técnico Waldemar Lemos não era bom. Mas nas mãos de PC Gusmão Magno tem tudo para retomar os grandes momentos vividos neste mesmo Ceará. Magno é pessoa muito especial, de bela formação cristã. Torço por ele.
"O Salgueiro é um time muito experiente. Joga junto há bastante tempo. E tem obtido bons resultados em casa. Precisaremos de muito cuidado, muita atenção".
Vica
Técnico do Fortaleza