Matéria-1183447

Destino do Castelão

Prevista para dezembro próximo a entrega do Castelão ao distinto público. Distinto público? Terá capacidade para 67 mil torcedores, estacionamento coberto para 1.900 veículos e o Edifício Fares Lopes. Mas que distinto público será esse? A convite da prefeita Luizianne Linz, dei o pontapé inicial no jogo de inauguração do PV. Estádio pronto, bonito. Agora vejo vândalos depredando esse estádio. Quebram assentos, destroem vidros do alambrado, picham os muros. Que medidas serão tomadas para evitar que aconteça o mesmo com o Castelão?

Alô, Secretário!

Ferruccio Feitosa deve antecipar providências, solicitando ao aparelho de segurança do Estado o modelo a ser aplicado no Castelão. Se sem essa providência abrir o estádio para jogos locais, saiba que os vândalos não o pouparão.

Mapeamento

A setor de inteligência da polícia certamente já tem um mapeamento das ações dos vândalos. Onde se reúnem, de onde vêm, como agem. A PM terá de inibir na origem e não no destino a ação dos transgressores. Temo pelo que possa acontecer com o Castelão.

Conservação

Conheço templos sagrados do futebol mundial como San Siro (Milão), Stade de France (Saint Dennis), Allianz Arena (Munique), Da Luz (Lisboa), dentre outros. Conservados, como se não tivessem sido usados. Dá "inveja", gente.

"Nosso time está bem e vai lutar pela vitória. Mas não devemos esquecer que o Salgueiro joga em casa. Isso é uma vantagem para eles".

Rafinha
Ala do Fortaleza

Alerta

O Fortaleza é melhor que o Salgueiro, mas não pode menosprezá-lo. A goleada aplicada pelo Salgueiro no Guarani (3 x 0) serve de alerta. No Salgueiro alguns jogadores conhecidos como Júnior Ferrim, Victor Caicó, Rodolfo Potiguar e Fernando Belém. Uma equipe modesta. Mas até os grandes de Recife têm dificuldade quando atuam em Salgueiro.

Compromisso

PC Gusmão fez questão de vir a público ontem para reafirmar seu compromisso com o Ceará. O técnico revelou que recebeu proposta do Palmeiras e da Ponte Preta, dois times de Série A. Pode até não ter sido a opção mais interessante do ponto de vista financeiro, mas indubitavelmente lhe deu muito mais crédito junto à torcida alvinegra.

Investimento

O presidente do Ceará, Evandro Leitão entende a contratação de Magno Alves como investimento, pois ampliou sobremaneira as chances de subida para a Séria A. Espera a adesão dos alvinegros ao jantar "Magnata Voltou", hoje, às 19h30, no "Sal e Brasa". Quem comprar o ingresso (R$ 1.000,00) receberá um título de sócio proprietário e terá direito a acompanhante.

Recordando


As novas gerações não tiveram a felicidade de conhecer o PV pequenininho da década de 1950, com arquibancadas e cabines de madeira. Câmera para vigilância? Ora, nem televisão havia em Fortaleza. Não era preciso aparato de segurança. Bastava um guarda municipal e, na maioria das vezes, nem isso, pois a turma do deixa-disso logo separava algum exaltado que surgisse. O PV não tinha cabines modernas como as de hoje, nem as arquibancadas com assentos. Setor coberto? Nem pensar. Mas os torcedores eram pacatos. Havia respeito entre os rivais e não era preciso separar as torcidas. Após os jogos voltavam para casa, todos saindo pelos mesmos portões, sem que houvesse uma confusão sequer. Isso, sim, era torcida organizada.