Pronto para vencer
O Fortaleza tem tudo para assumir a primeira posição do Grupo A da Série C. O tricolor dispõe de boas opções para cada posição. Mesmo diante das preocupações deixadas pelas lesões de Waldison e Joilson, jamais faltou aos tricolores banco para suprir possíveis desfalques. O time trabalha afinado nos diversos compartimentos, fato provado até na contribuição dos gols marcados. Do setor de defesa, Rafinha, Micão e Guto fizeram gol (1, cada); do meio-campo, Geraldo (2 gols); do ataque, Waldison (5) e Jailson (3). Conclusão: harmonia nos objetivos e na execução.
O adversário
Luverdense completo. Os retornos de Dão, Carlos Alberto, Raul Prata e Valdir Papel deram ao técnico Dado Cavalcanti tranquilidade. O Luverdense ganhou três jogos fora de casa: 0 x 2 no Cuiabá, em Cuiabá; 0 x 1 no Guarany em Sobral; 1 x 2 no Treze em Campina Grande.
Torcida. O meia Jackson fez taticamente bem o que lhe coube no empate em Marabá. Compôs a meia-cancha com Esley e Geraldo. Jackson amadureceu muito, se comparado ao tempo em que passou pelos times de Caucaia, Horizonte e Tiradentes, antes de ir para o Atlético/MG.
Avaliação
A campanha do Luverdense é respeitável. É o único que ganhou do Fortaleza. Mas as circunstâncias mudaram muito desde aqjuela derrota tricolor até hoje. O Leão cresceu nas mãos de Vica e é o favorito neste confronto.
Nosso sentimento é de vitória. Nosso pensamento é de vitória. Queremos avançar nesta luta pelo tri da Fares Lopes. Acho que dá para chegar lá".
Elanardo
Meia do Horizonte
Futuros jogos
Após o resultado de ontem diante do Guarani/SP, o Ceará tem agora, pela ordem, o ABC em Natal já na terça-feira. Depois, no PV, Joinville. Na sequência, Atlético/PR em Curitiba. No retorno pegará o Ipatinga, time que atualmente está na zona maldita. Mas em seguida, em Santa Catarina, pegará o Criciúma, atual vice-líder. Maratona mesmo.
Variedades
Amanhã, ao vivo, às 8 da noite pela TV Diário, o Debate Bola fará análise completa da rodada do final de semana. Entre os convidados, o brilhante narrador Júlio Sales e Pedro Simões, goleiro titular do Fortaleza, vice-campeão da Taça Brasil de 1960. Matéria completa sobre as possibilidades do Ceará nos próximos jogos da Série B.
Paralelos
Conversei com Mauro Carmélio e expus minha preocupação com o Campeonato Cearense de 2013 que, segundo avalio, ficará sem datas, posto que o Campeonato do Nordeste será no mesmo período. Mauro disse que adequará tudo a uma disputa paralela. Ele descartou a possibilidade de extinção ou esvaziamento do certame estadual. Queira Deus!
Recordando. As novas gerações de torcedores do Fortaleza certamente desconhecem a importância do goleiro Pedro Simões na história do clube. Pedrinho, como até hoje é carinhosamente chamado, foi campeão cearense pelo Gentilândia em 1956. Já em 1960, pelo Fortaleza, sagrou-se vice-campeão da Taça Brasil de 1960 (a mais importante competição nacional da época). As defesas sensacionais de Pedrinho garantiram ao time do Pici vitórias memoráveis. Hoje, Pedro Simões está aposentado. Mas acompanha futebol nos mínimos detalhes. Dono de bela voz, diverte-se cantando no Noite de Serenata pela FM Universitária, programa comandado pelo excelente Nelson Augusto. Pedrinho foi mesmo um goleiro notável. Mate a saudade: reveja-o amanhã, ao vivo, no Debate Bola.