Apego à tradição
Sou defensor das tradições. Faz anos, "sábios dirigentes" pregam o fim dos campeonatos estaduais. Eles agem de forma velada. Nos subterrâneos, defendem a extinção, mas no púlpito dizem o contrário. Observo, porém, gradual estreitamento do campeonato estadual. Se já não havia datas antes, calculem agora com o Campeonato do Nordeste no mesmo período. O que vai sobrar para o certame estadual? Solicito ao presidente da FCF, Mauro Carmélio, que, se possível, faça exposição detalhada da ocupação de datas no primeiro semestre de 2013. Entendo a promoção do Campeonato do Nordeste, mas sem sepultar o Campeonato Cearense.
Ambiente. A expressão dos jogadores do Fortaleza revela o que há de melhor: o espírito de equipe. Mesmo durante simples exercício, nos treinamentos, a comemoração dos gols interação. Não por acaso, são artilheiros do Leão na Série C: Jailson (3 gols) e Waldison (5 gols).
Liderança
O momento de o Fortaleza assumir a ponta chegou. Vejo o tricolor como quem assiste às corridas de Fórmula 1, onde o líder sente a perigosa aproximação do segundo colocado. Na próxima curva, já será possível ao tricolor assumir a liderança. Digo isso com fundamento no que tenho visto em campo. O Fortaleza está melhor que o Luverdense.
Rotina
Gostei da serenidade do zagueiro Fabrício, quando instado a opinar sobre o Luverdense. Ele disse que o jogo será normal como todos os outros. Tirou, portanto, aquele aspecto de partida especial, extraordinária, que muitas vezes gera desnecessária pressão. Certo mesmo é encará-lo como um jogo de rotina.
Promoções locais
Por que as promoções estaduais no âmbito do futebol profissional estão indo para a berlinda? Já agoniza a Copa Fares Lopes, concebida com o objetivo de manter em ação os clubes cearenses não participantes de certames nacionais. Nem o forte apelo de dar vaga para a Copa do Brasil há mantido o interesse. Nos dois primeiros anos, foi bem. Mas agora houve visível retração. É notória a queda de prestígio da que seria a redenção dos excluídos. Por que emperram as competições estaduais? Resposta simples: por falta de especialistas em promoções.
De olho no tri
Após o fracasso do Horizonte na Série D do Campeonato Brasileiro, de onde foi eliminado, o técnico Roberto Carlos quer iniciar a recuperação da imagem do time já hoje diante do Maranguape no Moraisão. A meta agora é a conquista o tri da Copa Fares Lopes, única maneira de redimir o grupo do papelão que fez na Série D.
Aposta
O Ferroviário segue a filosofia de apoio ao Sub-20, que vem enfrentando times profissionais na Copa Fares Lopes. Hoje os corais encaram o Icasa no Romeirão. Essa experiência tem gerado controvérsias. Para uns, é temeridade expor o Sub-20 numa competição de maior porte; para outros, tal procedimento trará proveito futuro. Jogo de paciência.
"O Fortaleza está tendo respeitoso relacionamento com os profissionais de comunicação. As entrevistas à beira do gramado após os jogos serão dadas normalmente".
Osmar Baquit
Presidente do Leão