Eles vão chegando
Não entendo. Há coisas no futebol que fogem à compreensão dos sensatos. Exemplo: inadmissível um zagueiro como Erivelton, de ótima qualidade, fora de um grande time, máxime quando tantos outros zagueiros estão por aí quebrando a bola.
Recordando. Década de 1960. Embarque do Fortaleza a Paramaribo, Suriname (voo da famosa Pan-American, que foi extinta). A partir da esquerda (em pé): Toinho, Sanatiel, Renato Brito Bastos, Renato, Mesquita, Nagibe, Ferreira, Sapenha, Lula, Dengoso, Célio, Dr. Antonio e capitão Eleazar. Na mesma ordem (agachados): Zé Raimundo, Haroldo Castelo, Salvador, Mozart, Harry Carey, Paraibano e Luiz Francisco. (Acervo de Jurandy Neves).
A disputa pela posição de titular é salutar, quando num clima de recíproco respeito. No Fortaleza, Ciro Sena, antes de sofrer contusão o maior nome da defesa tricolor, voltou aos coletivos. Careca, com boa desenvoltura, atuou no jogo passado. Fabrício, recentemente contratado, também está aí. O que poderia ser motivo de preocupação, já pela disputa interna, é motivo de tranquilidade. Explico: Nos anos anteriores, foi por falta de qualidade no banco que o Leão sucumbiu e ficou na "C". Mas agora, com bons atletas, alguns até nível Série A, tudo leva a crer na ascensão.
Sem susto
Esley tem sido importante nas saídas do Fortaleza ao ataque. Mas o Leão já venceu sem Esley. Em Belém ele foi expulso, mas o Leão venceu. Em Juazeiro, mesmo sem Esley, o Leão aplicou 2a 0 no Icasa. Melhor será com ele, mas sem ele dá também para fazer um Leão vencedor.
Opções
João Marcos se estabelece pela regularidade. Mas está certo PC Gusmão quando testa opções. Isso não diz respeito apenas à virose contraída pelo João, mas também a alternativas para outros setores. É melhor prevenir que remediar.
Todo jogador tem o objetivo de ser titular. Isso é positivo. Mantém a qualidade do time, pois quem é titular luta para não perder a posição".
Careca
Volante do Fortaleza
Polivalente
Parte da crônica e da torcida tem reservas quanto ao futebol de Eusébio. Ora, amigos, Eusébio é versátil, podendo ser usado emergencialmente em setores diversos. Todo time tem de contar com um jogador assim. Ser curinga não é fácil. PC sabe disso.
Palco oficial
Sem alarde, o técnico Gilson Maciel vai ajustando o Ferroviário, usando a base da casa. Hoje, às 20h20, há motivo especial de alegria para os corais: o Estádio Elzir Cabral volta a ser palco dos jogos oficiais do Ferrão que recebe o Guarany/S pela Copa Fares Lopes.
Paramaribo
O Recordando de hoje remete à primeira viagem internacional do Fortaleza. Foi em Paramaribo. Aliás, lá nasceu o famoso Seedorf, hoje no Botafogo/RJ, e que jogou na Seleção Holandesa, Ajax, Milan e Inter da Itália. Lá também nasceu Winter, da Seleção Holandesa.
Curiosidade
O Suriname foi colônia holandesa. Daí que muitos jogadores famosos da Holanda nasceram na América do Sul. Caso de Winter, que fez o gol de empate da Holanda contra o Brasil na Copa do Mundo de 1994. Hoje, Paramaribo tem cerca de 300 mil habitantes.