Matéria-1169235

Consolidação

O Fortaleza buscará amanhã a consolidação de um trabalho. As três vitórias seguidas e um empate, por mais paradoxal que pareça, ainda não foram suficientes para convencer e silenciar os críticos mais exigentes. Tudo porque a produção do time ainda não é tão superior quanto querem os perfeccionistas. Motivo: as duas últimas vitórias vieram, mas sofridas, choradas, contra times modestos como Treze e Salgueiro. O clássico com o Santa tem aspecto diferenciado. O Santa tem também algo de grandeza que se equipara ao Leão. Daí o equilíbrio previsto. Jogão mesmo.

O treinador. Zé Teodoro, em 2006, foi campeão estadual pelo Ceará, derrotando o Fortaleza. Em 2010, embora campeão cearense pelo Fortaleza (derrotou nos pênaltis o Ceará), não subiu o Leão para a "B", perdendo então o apoio da torcida. Ei-lo agora pelo Santa no caminho do Leão.

Força nordestina

No Santa Cruz o destaque na goleada sobre o Icasa (4 x 0) no jogo passado foi Dênis Marques, com duas assistências e um gol. Dênis é o principal artilheiro do visitante com cinco gols. Um dos tropeços do Santa foi na estreia (empate em casa com o Guarany de Sobral).

Podem mais

O volante Leandro é o mais regular jogador do Fortaleza. Esley alterna bons e maus momentos. Geraldo e Doda têm condições de produzir muito mais. Jailson e Waldison, esperança de melhor aproveitamento nas conclusões.

"Nós respeitamos o Ministério Público, que é o fiscal da lei. Apenas o nosso entendimento sobre o setor especial do PV foi diferente do dele".
Daniel Frota
Assessor da presidência do Fortaleza

Notas & notas

O Icasa teve seus momentos de vitória e estabilidade, chegando até a Série B nacional. Hoje vive delicada situação, com graves apertos financeiros. Quanto ao Guarani/J, seu maior rival, de forma incrível vem superando sérios problemas. E já agora apresenta sinais de estabilidade e recuperação. São as voltas que a vida dá.

Olimpíada

Hoje, às 11 horas, final do futebol masculino em Londres: Brasil x México, primeiro confronto entre ambos na história da competição. De 2001 a 2012, 11 jogos entre seleções principais (6 vitórias do México, 3 do Brasil e 2 empates). Último confronto, em junho de 2012, em Dallas (EUA), México 2x0 Brasil (dados de Airton Fontenele).

Luva de pelica

Dignidade tem o Renan Vieira, ex-presidente do Fortaleza. Ganhou um dos mais importantes títulos do Leão: o tetra estadual. Depois, viu-se humilhado porque não subiu para a Série B. Hoje, procurado para ajudar financeiramente o clube, não se fez de rogado: atendeu na hora. Taí belo exemplo de amor ao clube e altivez de espírito. Que dirão seus algozes daquela época?

Recordando. Peter Soares foi narrador de futebol nas décadas de 1960 e 1970. Voz potente, preciso nos lances. Trabalhei com ele na Rádio Dragão do Mar em 1969. Peter seguiu o estilo do grande narrador Ivan Lima, um baiano que brilhou no rádio cearense e no rádio pernambucano. Peter formou-se em Direito. Fez concurso para juiz de Direito. Foi aprovado. Deixou o rádio, dedicando-se à nova profissão. Creio que já esteja aposentado. Eimar de Lima trabalhava como repórter na Rádio Cidade na década de 1980. Ele cobria o Ceará Sporting Club. Após concluir o curso de Direito, Eimar fez concurso para ingressar na magistratura da Paraíba. Foi aprovado. Há algum tempo, Eimar era titular da comarca de Catolé do Rocha. Está na ativa. Há muito não o vejo.