Sair das turbulências
Hoje à noite, no PV, Ceará diante de dois adversários: o primeiro, visível: o Grêmio Barueri; o segundo, invisível: o bloqueio psicológico decorrente de tanta pressão. O primeiro pode ser superado com bom futebol; o segundo somente será superado com força mental positiva. Quero acreditar que depois das graves turbulências acontecidas em Porangabuçu nesta semana, há uma tendência a revisão de conceitos. Evandro Leitão pediu desculpas. E os jogadores foram chamados á responsabilidade. O técnico PC Gusmão sabe que está a perigo. O jogo de hoje poderá ser o divisor de águas: voltar a olhar para o alto (G-4) ou olhar para baixo, tentando livrar-se do despenhadeiro (Z-4).
Clássico tricolor
Um dos jogos mais importantes do Fortaleza será o de domingo no PV diante do Santa Cruz. Vica invicto (três vitórias e um empate). Ganhou 10 pontos em quatro jogos. Verdade que o time ainda tem senões. Mas a tendência é alcançar as correções devidas. A volta de Jailson é sinal de mais eficiência nas conclusões. Ambiente altamente favorável.
O adversário
O Santa começou mal (1 x 1 em casa com o Guarany e 2 x 2 com o Salgueiro). Ganhou do Treze (2 x 1), empatou com o Paysandu (3 x 3) e Cuiabá (0 x 0). Goleou o Icasa (4 x 0). É o 4º, com 10 pontos, um a menos que o Leão. Destaque: Dênis Marques, um dos artilheiros da Série C (5 gols). O técnico é bom: Zé Teodoro, campeão pelo Ceará em 2006.
Liberdade
Gostaria de sugerir à diretoria do Ceará um repensar a respeito das entrevistas dos jogadores. É hora de o alvinegro assumir a vanguarda no respeito à liberdade de expressão de seus atletas. As entrevistas livres dão transparência. A blindagem, que escolhe os jogadores para entrevistas após os treinos, remete a tristes lembranças do regime de exceção. Evandro Leitão, homem inteligente, ligado à política, deve lembrar a Democracia Corintiana, de Sócrates. Aquela liberdade de expressão fez do Corinthians um time mais vezes campeão. Lição a ser seguida.
Chegou a sua vez
Um novo papel para Fabrício. O zagueiro, que foi símbolo da segurança e liderança alvinegra, agora terá a missão de conduzir o Fortaleza à Série B nacional. No momento oportuno, Fabrício saberá retribuir em campo a confiança nele depositada pelos dirigentes tricolores, que o contrataram, e pela torcida, que apoiou a sua vinda.
Olimpíada
Futebol masculino. Hoje às 15h45, Japão e Coreia disputam o bronze. Amanhã, às 11 horas, disputa do ouro entre Brasil e México. Em grandes competições o Brasil só não foi campeão em olimpíadas. Foi campeão da Copa do Mundo (5 vezes), da Copa América (8 vezes) e da Copa das Confederações (3 vezes). (Dados de Airton Fontenele).
"Meu pensamento no momento é recuperar o Ceará. Somente quando o time voltar a vencer é que eu voltarei também a pensar no G-4. Por enquanto, quero sair dessa situação desfavorável".
Evandro Leitão
Presidente do Ceará
Recordando. Década de 1970. Atletas do Icasa por ocasião do Torneio Ceará/Paraíba. Participantes Icasa e Guarani/J e dois times do vizinho estado. A partir da esquerda: Agenor (irmão do ídolo Pacoti e de Catolé), Tim, Zenon, Val e Roberto. (Acervo do ex-goleiro Val Tavares).