Matéria-1166108

Reação travada

O Ceará tenta chegar. Mas, quando se imagina pronto para reação consistente, o time trava e volta a desperdiçar importantes pontos em casa. No empate com o Boa, ficou evidente que falta ao Ceará aquele algo mais para torná-lo superior aos concorrentes. Gradualmente as esperanças de subir vão sendo reduzidas. Ainda haverá tempo para retomada? É possível. Enquanto o certame não chegar à metade de sua programação, dá para reverter o quadro adverso. Faltam apenas cinco rodadas para o returno. A partir daí, tudo será mais complicado.

Arrancada. Itamar, de repente, com o que num estalo, mostrou qualidades excepcionais até então latentes. Fez gol. Tem força física e precisão nos passes. Questão agora é manter o padrão. Antes, ele vinha oscilando muito.

Intranquilidade

Procede o desabafo de Heleno, afirmando que é injusto colocar só na defesa, toda a culpa pelos tropeços do Ceará. Ele está certo quando diz que todo o grupo é culpado. Enquanto o time não encaixar uma série de vitórias, manifestação dessa natureza será comum.

Produção

Uma coisa está bem clara: pela produção atual, o Ceará não tem time para voltar à Série A. Só chegará ao G-4 se alcançar outro padrão. Terá de fazer o óbvio: subir o índice de acertos nas conclusões e reduzir as falhas defensivas.

´´Sempre trabalhei a parte física. Em dez dias estarei no ponto para estrear. Quero contribuir para o acesso do Fortaleza à Série B".

Fabrício
Novo zagueiro do Leão

Fortaleza

Amanhã, sexta-feira, às 19h30, na "Sal e Brasa" (Av. Abolição, 3.500), o 3º Grande Encontro de Tricolores. Presença de toda a diretoria do clube. Objetivo: unir forças para ter acesso à Série B 2013. Haverá sorteio de uma moto CG 125 Honda 0km.

Velhos amigos

Com a recuperação do volante Careca, breve ficarão simultaneamente a disposição de Vica os três que fizeram bonito no Ceará: Geraldo, Fabrício e Careca. Imaginem quando saírem do "DM" João Carlos, Jailson e Ciro Sena. Ninguém segurará o Leão.

Curiosidade

Desde 1996, das 27 Unidades da Federação (26 Estados e 1 Distrito Federal), o Estado do Ceará foi o único que só teve 2 campeões estaduais. Depois do Ferrão (bicampeão 1994/95), apenas Fortaleza (9 vezes) e Ceará (8 vezes) foram campeões estaduais.

Curiosidade II

Os últimos 17 títulos foram para os dois. Nesse período, Pernambuco (Sport, Náutico e Santa) e Pará (Paysandu, Remo e Independente) tiveram 3 campeões. Nos demais Estados, todos tiveram mais de 3 campeões. (Dados de Homero Benevides).

Recordando. Década de 1960. Carlito (Carlos Alberto Bassalo das Neves), ponta-direita piauiense que se tornou ídolo no Ceará e também brilhou na Seleção Cearense, terceira colocada no Brasileiro de Seleções em 1962. Morreu em 2005. Foi casado com Maria Celeste Freire, mãe de seus quatro filhos: Antonio Carlos (Totonho), Ana Paula, Ana Cláudia e Carlos Alberto Filho. (Colaboração de Jurandy Neves de Almeida).