Matéria-1163173

Eles voltaram

João Marcos foi aguardado com expectativa. Esteve muito tempo no DM. Voltou bem. Não ainda no padrão desejado, mas chegará lá. Heleno, mais por obra do destino, entrou. Acertou e errou. É o melhor que há na posição no Ceará. Daniel Marques também retornou. Como homem-surpresa fez bem o seu papel. Até marcou belo gol e quase faz um outro em perigosa conclusão. Mas no sistema defensivo, Daniel terá de ajoelhar-se em orações ao lado de Luizão. Há um azar perseguindo os dois. Importante, porém, é que voltaram. E cheios de vontade de acertar.

Oportunidade. Doda não pode reclamar da falta de oportunidade. A crônica e a torcida pediram sua escalação. Ele foi escalado. Mas sua produção está abaixo do esperado. Como sei do bom futebol dele, uma autocrítica poderá ajudá-lo a encontrar o rendimento ideal.

O Ala

Rafinha, do Fortaleza, tem sido criticado, mas é injusto destacar apenas o lado negativo de suas atuações. No jogo passado, fez cruzamentos perfeitos. Num deles, Jailson concluiu, mas o zagueiro tirou em cima da linha. Num outro, o golaço de Jailson.

Lição

Wladyerisson Oliveira aprendeu a lição. Viu o gol de mão marcado por Marciano no Fortaleza. Após enganado por Wellington Silva, do Paraná, que fez gol de mão no Ceará, Wladyerisson agora se mostra mais vivo, mais atento.

"Foi bom. Ganhar pontos em casa é o primeiro passo para quem quer subir de Série. Mas Ceará e Fortaleza precisam pontuar fora também".
Mauro Carmélio
Presidente da FCF

Questionamento

Belmino afirma que nosso futebol caiu muito, pois antes encarava grandes times de Recife e Maceió. Hoje, complica-se com Asa e Salgueiro, equipes do interior dos dois estados. É verdade. Mas a recíproca também é verdadeira. Explico ao lado.

Recíproca

O Guarany de Sobral, por exemplo, é do interior do Ceará. Mesmo assim, o Bugre do Luiz Torquato encara o Santa Cruz em Recife, com mais de 50 mil torcedores no Arruda. E O Icasa encarou a Portuguesa dentro de São Paulo. É a evolução, caro Bel.

A bobeira é geral

Revendo os gols sofridos pelo Guarany na derrota para o Águia; os sofridos pelo Icasa na derrota para o Luverdense; os sofridos pelo Horizonte no empate com o Petrolina, noto uma crise total nas defesas cearenses. Incluídas as do Ceará e do Fortaleza. Horrível.

Selecionadas

Amanhã, às 14h45, Brasil x Camarões (futebol feminino). Quinta-feira, 15h45, Brasil x Egito (futebol masculino). Sexta-feira, às 17 horas, cerimônia de abertura. Pesquisador Airton Fontenele dá como favoritos Brasil, Espanha e Uruguai.

Recordando. 1964. Olha aí o apresentador da TV Diário, Sebastião Belmino, quando era goleiro do juvenil do CEM (futebol de salão). A partir da esquerda (em pé): ? , ? , Hilton, Belmino, Doroti e Assis. Na mesma ordem (agachados): Mansueto, Libório, Zé Branco, ? , Estevildo. Detalhes: Assis e Mansueto já faleceram. Libório e Estevildo são médicos conceituados.