Um susto e a vitória
Que sofrimento! No início, Salgueiro melhor com Clebson, Edmar e Marciano. O gol anulado, que Marciano fez coma mão, gerou confusão. Fortaleza equilibrou e fez 1 a 0, gol de Waldison. Pensei que tomaria conta do jogo. Não foi assim. Na fase final, Salgueiro reagiu. Empatou com Marciano e quase virou o placar. Lopes evitou. Vica arriscou tudo. Fez entrar Marielson, Guto e Assisinho. Acertou. O Fortaleza melhorou. Fez 2 a 1 com golaço de Jailson, que antes quase marcara numa bola que o zagueiro tirou em cima da linha. Vitória difícil. Um empate refletiria melhor o teor do jogo.
Obra de arte. Também há lírios que nascem no lodo. Num momento em que o futebol de Fortaleza e Salgueiro era feio e irritava, Jailson fez um gol que a todos encantou pela graça e precisão de sua meia-bicicleta. Obra de arte, após excepcional cruzamento de Rafinha.
Os senões
Doda, que tanto a crônica e a torcida pediram, não jogou bem. Foi apupado. Geraldo, apesar da boa vontade, não produziu. Gustavo Moura, idem. Vica terá de mexer nesse setor. Esses senões quase levaram o Fortaleza a um tropeço no PV ontem.
Com a mão
Entendi que Marciano realmente fez mesmo o gol com a mão. O quarto árbitro Wladyerisson Oliveira, que estava num ângulo melhor, viu e em boa hora delatou. Mas a defesa do Fortaleza, jamais poderia ter ficado inerte, vendo o lance correr.
Frase
"Reconheço que errei, propiciando condição para o gol do ASA. Penitencio-me. Terei maior atenção para evitar problemas assim". Heleno - Meio-campista do Ceará
Vitória
Ganhar do ASA deu ao Ceará alívio de tensões pelos três pontos em casa, mas não acabou de vez com as inquietações decorrentes da tomada de dois gols por jogo. Isso sobrecarrega a responsabilidade do ataque que se vê impelido a marcar três gols.
Recordando. Um torcedor do Ferroviário, que preferiu ficar no anonimato, mandou-me esta foto para publicação. Talvez por não saber os nomes da maioria dos jogadores, não fez qualquer referência. Também não citou a data em que a foto foi batida. Aguardo a identificação de todos para novamente publicar essa foto, mas aí com todos os nomes.
Voltou
O zagueiro Daniel Marques voltou bem. Até fez gol como homem-surpresa. E teve outras chances de marcar. Mas, no quesito defesa, ainda experimentou dificuldades nos ajustes com Luizão. As inquietações continuam. E são traduzidas pela insegurança.
Novidades
Hugo deixou boa impressão na estreia. Mas é preciso mais tempo para definitiva avaliação. /// João Marcos retornou. Uma volta discreta. Tempo ao tempo. /// Vicente, que também voltou: observação semelhante à aplicada ao retorno de João Marcos.
Adversário
Sábado o Ceará enfrentará o Paraná que em casa perdeu para o América/MG (0 x1) empatou com o Guarani/SP (1 x 1), ganhou do Guaratinguetá (3 x 2), do Joinville (2 x 0) e do Boa (2 x 0). É o 8º com 18 pontos. Ceará (11º) tem 17. Jogo de seis pontos, pois.