Matéria-1160675

O G-4 na mira

O Ceará precisa ganhar hoje. O Ceará tem de ganhar. Sentença repetida, reproduzida até incutir na mente. Quem quer mirar o G-4 não pode mais tropeçar em casa. E terá de fazer da serenidade um aliado. A afobação tem comprometido o desempenho do grupo como um todo. Os defeitos do time a torcida conhece. Dá para corrigir com os atuais atletas? Talvez. O futebol tem seus segredos. Às vezes, num estalo, as coisas se ajustam e tudo passa a dar certo. Taí mais uma tentativa. Ao Ceará seria interessante não sofrer gol primeiro. Pode virar complexo ou criar traumas.

Avaliação

O São Caetano teve péssimo início de campanha: perdeu em casa para o Asa (0 x 1) e para o Avaí fora (1 x 0). O Ceará também perdeu os dois primeiros jogos: em casa para o América/MG (0 x 1) e para o Guaratinguetá fora (2 x 1). Depois as semelhanças sumiram.

Reação

O São Caetano reagiu melhor. Depois das duas derrotas iniciais, não perdeu mais. São oito jogos sem derrota. Obteve cinco vitórias e dois empates. Faturou 18 pontos. Mais reforça necessidade de vitória do Ceará hoje.

Lucidez

No jogo em Goianinha, Mota jogou bem. Lutou para dar sequência lógica às jogadas. Fez boa leitura da partida. Com sua experiência, pode ser o homem ideal para tranquilizar o grupo nas eventuais adversidades de hoje.

"Nestes dois jogos em casa, teremos de decidir e avançar mesmo. Precisamos ganhar seis pontos para diminuir a diferença".

Apodi
Ala do Ceará

A voz de Sobral

Luiz Torquato me disse que o Guarany tem condições de passar a fase seguinte. "A derrota para o Paysandu no Junco foi obra da fatalidade, mas a vitória sobre o Salgueiro recompôs a confiança do grupo", disse. O gol de Júnior Cearense foi uma pintura.

18 anos

Lembrete do pesquisador Airton Fontenele: amanhã, 17 de julho, faz 18 anos da conquista do tetracampeonato pela Seleção Brasileira na Copa de 1994 nos Estados Unidos. Na decisão nos pênaltis, deu Brasil 3 x 2, com Romário e companhia.

Notas & notas

Hoje, no PV, o lançamento do "Copabacana - Guia Ceará" para a Copa 2014. Distribuição gratuita. Oportuna ideia de Amides Freitas. /// Triste ver João Havelange sendo agora instigado por Blatter a renunciar ao cargo de presidente de honra da Fifa.

Sucesso

O Icasa, após tantos períodos ruins, parece ter reencontrado seu melhor caminho. O atual sucesso do Verdão deve-se ao técnico Tarcísio Pugliese Barbulio, 31 anos de idade. Está pesando muito sua experiência no competitivo futebol paulista.

Recordando

Mozart Gomes e o cantor Raimundo Fagner. Dois ídolos em setores diferentes. Mozartzinho foi um dos melhores de todos os tempos no futebol cearense. Mozart tinha 70 anos de idade quando morreu no dia 7 de novembro de 2009. Raimundo Fagner está cada vez melhor. Continua encantando o mundo com suas canções. (Colaboração de Jurandir Neves de Almeida).