Sacudida imediata
O técnico Vica tem dura missão: promover de forma imediata a reação do Fortaleza. Entendi a demissão do técnico Nedo Xavier como resultado do medo que a diretoria tricolor tem de passar novamente pelo vexame do ano passado, quando se salvou, Deus sabe como, na última rodada. Não quis, então, dar mais margem à incerteza. Quer sacudida imediata e não moderada. Quer retomada fulminante e não gradual. Quer resposta com sequência de vitórias e não com empates. Terá Vica, com o elenco disponível, condições de alcançar esse objetivo? Tempo ao tempo. De momento é impossível responder a tais inquietações. Primeiro teste já em Belém, segunda-feira.
Marcação
O forte do time de PC Gusmão, que subiu para a Série A em 2019, era exatamente a exemplar marcação. Hoje, é a parte mais vulnerável da equipe. E dor de cabeça permanente para o treinador. Os apertos por que a defesa alvinegra vem passando têm tudo a ver com a pusilanimidade da meia-cancha.
Decisão
Copa do Brasil. Acho difícil o Coritiba levar o caneco. A vantagem do Palmeiras é muito grande (pode até perder por 1 a 0). Mas na Copa do Brasil de 2008, o Corinthians meteu 3 a 1 no Sport no jogo de ida no Pacaembu. No jogo de volta, na Ilha, mesmo podendo perder por 1 a 0, o Corinthians viu escapar-lhe o título: o Sport meteu 2 a 0 e foi campeão.
Repercussão
No elenco, a chegada de um treinador é sempre momento de alta indagação. A fase transitória que se abre cria nos atletas curiosidades, além da possibilidade de uma chance no time titular. Por mais paradoxal que pareça, instante de apreensão e motivação. As ondas somente serão serenadas quando exposta explicitamente a filosofia de trabalho a ser seguida pelo novo técnico, Vica. Como será utilizada a larga experiência de Geraldo, líder que continua tendo grande ascensão sobre o grupo? Bom, a Vica a tarefa de encontrar o melhor caminho. Bom sorte.
Humanidade
Ser treinador é viver na instabilidade, andar sempre sobre o fio da navalha, estar preparado para demissões sumárias. Nedo Xavier, num gesto comovente, queixou-se da falta de humanidade na forma com que foi despedido. Não deixa de ter suas razões. Lamentavelmente no futebol, como em todos os segmentos da vida, situações assim existem.
Chances de gol
Do médico desportista, Russen Moreira: "Até hoje, ninguém me convenceu, negando minhas teorias vinculadas ao aproveitamento das chances de gol. Em todos os momentos vejo o que escrevi se manifestando nos gramados de futebol do Mundo. A vida é feita do servir, apesar de tudo ou de qualquer pensamento que as pessoas venham a apresentar".
"Gosto muito de ir para cima dos adversários, visando a tentar o drible. E assim vou sempre em busca da marcação de gols; São essas as minhas características principais".
Hugo
Novo atacante do Ceará
Recordando. Década de 1960. Rara foto do time juvenil do Fortaleza. A partir da esquerda (em pé): Alexandre, Queiroz, Jairo, Alvires, Valdecir e Josias. Na mesma ordem (agachados): Mano, ? , Sidney, Bedeu e Batista. (Acervo de Elcias Ferreira).