Visíveis e invisíveis
O Ceará superou duas circunstâncias perigosas e desfavoráveis: o tradicional ABC e as críticas pesadas de que foi alvo. O momento psicológico da equipe de PC estava em farrapos. Entrou na obrigação de ganhar. Costumo dizer que, em casos assim, o time tem dois adversários: um visível e outro invisível. O primeiro em campo; o segundo na mente. Bastaria um erro para aumentar as tensões. Mas, a despeito de alguns senões, terminou tudo dando certo. O Ceará espantou os fantasmas. Agora tem tudo para acalmar os ânimos e consolidar a reação.
Voltaram os gols. O que mais se cobrava de Mota aconteceu: bola nas redes. Duas para ser preciso. Dá para animar o jogador que vinha sendo alvo de severas críticas. Agora, sem forte pressão, Mota poderá ficar mais à vontade e render mais, jogando enfiado ou mais atrás.
Mudanças
As alterações feitas por PC fizeram o time melhorar o suficiente para ganhar a confiança da torcida? Resposta simples: ainda não. Mas foi um avanço. O Ceará precisará de reforços como o próprio técnico já falou. PC tem uma semana para ajustes. Pegará o Joinville, lá.
Próximo jogo
O Joinville tem formação pouco conhecida (Ivan; Eduardo, Pedro Paulo, Maurício e Romano; Leandro, Glaydson, Carlos Alberto e Marcinho; Lima e Tiago Rea), mas faz boa campanha: é o quinto, com dez pontos. Duro desafio.
"Fui ver de perto os bastidores do futebol. São decepcionantes. Levaria três dias para relatá-los com detalhes".
Ernando Uchoa Sobrinho
Advogado, no programa A Grande Jogada, comandado por Belmino (TV Diário)
É hoje
A expectativa dos clubes das Séries C e D (Fortaleza, Guarany, Icasa e Horizonte) é de que hoje sairá a solução para o impasse jurídico que impediu o início das competições. Osmar Baquit e Jorge Mota estimam que a largada será domingo próximo. Queira Deus.
Acordo
Há quem diga que só um acordo entre clubes e CBF resolverá o problema. Numa outra frente, a CBF tenta no STJ cassar as liminares que impedem o início dos certames. Por um dos caminhos ou pelos dois, espera-se para hoje a definição. Que comédia!
Copa do Brasil
O Ferroviário anuncia seu próximo jogo oficial: dia 19 de julho, às 20h20, no PV, com o Guarany/S, pela Copa Fares Lopes, que dá vaga na Copa do Brasil. O Ferrão poderia salvar o seu ano, ganhando a vaga para a Copa do Brasil.
Nódoa
O tapetão salvou do rebaixamento o time coral. Mas ficou aquela nódoa, ou seja, o Ferrão só não caiu porque salvo por erros do Crateús. Agora precisa provar que também sabe ganhar vaga em campo. É o desafio.