De um extremo a outro
Chegou a hora da verdade para PC Gusmão e Evandro Leitão. Chegou a hora da verdade para a torcida, a mídia, a crônica e para o torcedor do Ceará. O time que cresceu, subiu e participou com êxito no primeiro ano de Série A do Brasileiro, hoje é goleado na Série B, sendo vice-lanterna. A desculpa de que é começo de competição tenta encobrir deficiência explícita. Se tropeçar diante do ABC, próximo sábado, no Estádio Presidente Vargas, certamente terá de mudar o objetivo: no lugar de lutar para subir, passará a lutar para não cair. Reforços já chegaram, eu sei. Mas a reação da equipe terá de ser imediata. Não há mais tempo para espera.
Justifico
Quando o Ceará caiu da "A" para a "B", dentre as alegações estavam os três pontos perdido em casa para o Vasco, quando o Ceará usou time misto. Ora, se isso foi motivo para justificar a queda, imaginem perder cinco pontos em casa, logo de início.
Redução
Quem quer ficar no G-4 tem de estar atento para não perder o contato com os líderes. Depois que o fosso se estende, buscar a diferença em jogos fora de casa vira luta de desesperados. Portanto, reduzir a margem é obrigação do Ceará, já.
Investimento
Alguém sabe exatamente quanto gastaram em contratações Fortaleza, Icasa e Guarany (S), visando a uma boa campanha na Série C? Dinheiro muito. E quanto mais demorar a bola a rolar, mais prejuízo. Serão ressarcidos? Duvido.
Futebol
Enquanto a justiça comum puder receber as ações de clubes, antes de esgotada a instância da esportiva, sempre haverá o risco de vexames. Os trâmites da primeira são lentos, os da segunda são rápidos. Aí tome confusão.
Regente
Rogerinho é o melhor do Ceará. Mas o time não pode ficar na dependência de apenas um jogador. Sobrecarrega o atleta. Ser regente é uma coisa; outra, bem diferente, é carregar sob os ombros instrumentos de uma orquestra. Ó primeiro é músico; o segundo é capataz.
Mídia
O exagero da mídia nacional faz pressão que só aumenta o peso nos ombros de nomes nome Neymar, Massa, Dayane dos Santos, dentre outros. Quiseram fazer de Barrichello um Senna como querem fazer de Neymar um Pelé. Calma, gente.
"Pelos entendimentos até agora mantidos, creio que já no dia 17 próximo haverá a largada das Séries C e D nacionais"
Jorge Mota
Diretor de futebol do Fortaleza
Recordando. O Riachuelo Atlético Clube fará festa pelos 75 anos de existência. Será domingo, dia 10, às 10 horas da manhã, no Miramar Eventos. Nesta foto, de 1960, a partir da esquerda (em pé): Humberto, goleiro Dezinho, Josa, Chiquinho, Valdemir e Carlos Alberto. Na mesma ordem (agachados): Zé Branco, José Maria Couto, Flávio, Larry e Pouchain. (Do álbum do ex-atleta Mauro Sérgio).