Antevisão de desafios
Ceará e Horizonte jogam hoje no PV. Curiosamente, são amplas as possibilidades de essas duas equipes fazerem também a semifinal. Como a diferença de pontos do Fortaleza ainda é significativa, mais viável se torna termos um Ceará x Horizonte, pois, pelo regulamento, o segundo o colocado enfrenta o terceiro. O que pode haver ainda é uma mudança de posição, pois os dois contendores estão colados. Portanto, ótimo para Roberto Carlos e PC Gusmão que terão uma antevisão dos desafios preparados para a fase decisiva e de eliminação. Estudos profundos hoje.
Vitória
No jogo de ida, uma surpresa: pelo futebol que o Horizonte vinha apresentando, todos esperavam uma disputa difícil. Ledo engano. O Ceará goleou por 3 a 0 em pleno Domingão. Na ocasião o alvinegro assumiu a liderança do campeonato.
Conjunto
O forte do Horizonte está na harmonia e na imperturbável postura que assume, mesmo quando em dificuldades. Jefferson, Jonny, Valter, Hércules, Stênio Júnior, André Cassaco e Vanger estão em ótima fase.
"O time ainda não está tecnicamente no ponto. Mas com garra e aplicação nós conseguiremos superar os problemas"
Mota
Atacante do Ceará
Confronto
No jogo de ida, o Tiradentes goleou o Guarani/J (4 x 0). Mas as coisas mudaram. Filinto Holanda assumiu o comando técnico do Tigre. O Guarani também cresceu puxado por Marcinho, Zé Augusto, Bruno Pacatuba, Roberto Baiano e Moré.
Critério
O regulamento do Campeonato Cearense 2012 é claro: o 2º colocado na fase classificatória enfrenta o 3°, com o mando de campo no segundo jogo ficando com o time de melhor campanha na fase classificatória. Ceará e Horizonte estão embolados nisso.
Equilíbrio
Guarani/J e Tiradentes estão próximos em tudo. Ambos com 25 pontos, mas o Guarani tem uma vitória a mais. A favor do Tigre o fato de ter um jogo a menos. Isso poderá representar mais três pontos adiante. Tal diferença permitirá ao Tigre recuperação posterior.
Projeção
A hipótese levantada no tópico acima tem por base o fato de dificilmente o Fortaleza perder a liderança, já pela vantagem de pontos que tem. Assim, são realmente maiores as chances de Ceará e Horizonte fazerem hoje uma antevisão da semifinal.
Recordando. Década de 1960. Fortaleza. A partir da esquerda (em pé): Aloísio II, Renato, Célio, Toinho, Mesquita e Sanatiel. Na mesma ordem (agachados): Charuto, Nagibe, Walter Vieira, Luís Francisco e Mozart. Eu vi esse time jogar. Há poucos dias encontrei Célio, que está inteiraço. Célio nunca perdeu um pênalti (era no canto, rasteiro e com efeito). Incrível. (Colaboração de Elcias Ferreira).