Matéria-1113135

Placares enganadores

Há goleadas que cedo se desenham e criam ilusões como se fossem definitivas. Um "já ganhou" antes do fim da partida. O Fortaleza deixou de eliminar o Comercial na Copa do Brasil exatamente por isso. Quando ainda no primeiro tempo fez 3 a 0, Iludiu-se. Pagou caro. Ainda bem que a Copa do Brasil com o item da diferença favorável a quem faz mais gols fora de casa deixou o Leão numa posição confortável. É praticamente insuperável a vantagem tricolor. Pena foi não ter eliminado um jogo, fato que pouparia a equipe para a sequência de jogos no Campeonato Cearense.

Seguro. Mesmo após tanto tempo sem atuar, Erivelton mostrou que seu forte é a regularidade de produção. Mantém inalterável seu estilo eficiente, com raro e perfeito sentido de colocação. Melhor para o técnico Lula , que agora tem outra opção.

Semblante

Após a vitória do Ceará sobre o Gama, o ar de satisfação de Lula Pereira, entrecortado por sorriso maroto, revelou o quanto o fato representava para ele e para a equipe. Sim, o time ainda não brilhou, mas agora sem a pressão psicológica a tendência é deslanchar.

Caminho

Esqueçam o primeiro tempo do Ceará contra o Gama. Comecem a pensar no Ceará a partir da fase final, quando praticou um futebol de velocidade, bem conduzido por Rogerinho, que Felipe Azevedo soube aproveitar muito bem.

"Futebol é fase. E muda com os interesses. Quem mandava antigamente era a lei do passe. Hoje, são os empresários que mandam".
Jefferson
Goleiro do Horizonte

Esperança coral

O Ferroviário está fora da zona de rebaixamento, mas ainda na faixa de risco porque o Guarany de Sobral, primeiro da zona, tem um jogo a menos. O Bugre enfrentará o lanterna Itapipoca. O Ferrão faz o clássico com o Ceará. Jogo mais complicado para o Ferroviário.

Comparação

O Horizonte marcou 2 x 0 no América/RN e leva significativa vantagem para o jogo de volta. O time de Roberto Carlos começou bem sua caminhada na Copa do Brasil e, pelo visto, pode repetir a bela façanha do ano passado. André Cassaco está para o time atual assim como Siloé estava para o de 2011.

Protesto

Moradores da Gentilândia pretendem fazer manifestação contra a AMC. Motivo: entendem que as placar de estacionamento proibido colocadas nas Ruas Padre Francisco Pinto e Júlio César só trouxeram mais transtornos em dias de jogos no PV. A comunidade precisa ser ouvida, caro Fernando Bezerra.

Assombro

Vi a vitória do Barcelona sobre o Bayer Leverkusen (7 x 1). A posse de bola e a precisão nos passes chegam quase à perfeição. É algo tão impressionante que coloca este time do Barça talvez até acima dos legendários Santos de Pelé, Real Madrid de Di Stefano e Ajax de Cruyff. O Barça de Messi é mesmo um assombro.

Recordando. Escrevi há alguns dias sobre coordenadores de equipes esportivas de décadas passadas. Hoje lembro alguns repórteres e funcionários de apoio. Luiz Bravo, na Rádio Dragão do Mar, era motorista. Muito inteligente, cedo pegou o macete dos repórteres da emissora. No final da década de 1970, Luiz Bravo passou a trabalhar como repórter policial. E deu conta do recado. Luiz morreu faz alguns anos. Não sei o destino de Zacarias Scott. Ele era muito conhecido nos meios esportivos. Se não me falha a memória, prestou serviços à Rádio Dragão do Mar. O Massaranduba (grandão, forte, como o próprio apelido sugere) auxiliava os repórteres, puxando fios nos estádios (naquela época não havia ainda microfone sem fio). Orlando Braga (também carinhosamente chamado de Orlando Máscara de Ferro) vendia anúncios para a Rádio Dragão do Mar. Essa gente deu sua contribuição ao rádio.