Matéria-1109181

O susto que valeu

Em pleno sábado gordo, o Fortaleza por pouco não viu sumir sua invencibilidade. No susto, já nos acréscimos, conseguiu empatar com o Trairiense (3 x 3). Nedo Xavier saiu bravo. "Meu time não jogou nada", gritou. Bronca, carão. Coincidência ou não, depois do pito, o Leão não mais passou por apertos. Foram duas goleadas com estilo: 4 x 0 no Crateús e 4 x 1 no Ferroviário. E mais: jogando bonito, solto. Há momentos em que um tropeço tem o poder mágico de despertar contra o comodismo. Duvido que o Leão ainda passe pelo que passou diante do Trairiense...

Recuperação

O goleiro Lopes papara um frango no empate com o Trairiense. Mas diante do Ferrão redimiu-se. O jogo estava Fortaleza 2 x 1. Aos três minutos da fase final, Lopes fez defesa espetacular e impediu o empate coral. Estava certo o Belmino quando deu força ao goleiro.

Os desfalques

O técnico Lula Pereira viu quebrada a sequência de treinamentos com a qual queria alcançar a automação da proposta tática por ele desejada. A contusão em massa em Porangabuçu alterou tudo o que o técnico queria. Azar muito.

No ponto. O zagueiro Erivelton pronto para voltar a atuar pelo Ceará. Tudo dependerá de Lula Pereira. A defesa alvinegra vem falhando muito, máxime nos minutos finais das partidas. Erivelton poderá ser a solução.

"Estou numa fase muito feliz. As bolas estão chegando. Importante será manter a humildade".
Ciro Sena
Zagueiro do Fortaleza

Desafio

Lula é chamado agora a mostrar como um técnico, com seu saber, pode contornar adversidades imprevisíveis. Foram seis atletas fora no jogo passado. Aí veio também a contusão de Eusébio. Percalços muito acima de qualquer previsão. Mãos à obra, Lulão.

Vice

É difícil aceitar no Vasco da Gama a síndrome do vice-campeonato. Que trauma! Há alguns anos era só diante do Flamengo. De certa época para cá, está virando coisa comum. Ainda bem o time ganhou a Copa do Brasil 2011. Parabéns ao torcedores do Flu pelo baile.

Convidados

Júlio Sales, narrador notável, esteve no Debate Bola (TV Diário). Disse que Geraldo é o melhor do Fortaleza. /// Marcelo Paz, comentarista da Verdinha, questionou o fato de o Ceará vir entregando resultados sempre nos últimos minutos. É verdade. Cuidado, Lula!

Selecionadas

Após três meses sem atividades, o Brasil volta a jogar hoje, pela segunda vez, contra a Bósnia. Será em Saint-Gallen, na Suíça, 183ª cidade a sediar jogo da Canarinho principal. A Bósnia, 19º no ranking FIFA. O Brasil, 7º. Dados de Airton Fontenele). Que baba!

Recordando. 1976. Homenagem da Almec (Associação dos Lojistas do Mercado Central) à equipe de esportes da Verdinha. A partir da esquerda: saudoso comentarista Paulino Rocha, Gomes Farias, Hermeto de Paula (então presidente da Almec) e Joseneas Barroso (na época presidente da FCF). Hermeto receberá no dia 12 de março a medalha Boticário Ferreira, por iniciativa do vereador Salmito Filho. Ele merece.