Clássico tricolor
O Fortaleza bateu forte no Crateús (4 x 0). Mais que isso: embalou no show de Geraldo e na retomada do ala Guto, que marcou dois belos gols. É o Fortaleza líder, confiante, sob o seguro comando de Nedo Xavier. Já o Ferroviário, pelo contrário, está mergulhado numa das mais graves crises de sua história. Ainda assim, o Ferrão conta no elenco com bons jogadores como Anderson Borges, Márcio Tarrafas e Canga. Mas as dificuldades financeiras corais têm atrapalhado os trabalhos na Barra. Entretanto, na hora de um clássico, as superações acontecem.
Duas vezes. Não foi apenas Felipe Azevedo que vi perder dois pênaltis num jogo. Nos anos 70, o grande Roberto Dinamite, do Vasco, desperdiçou dois pênaltis contra o América no campeonato carioca. Nem por isso Roberto deixou de ser idolatrado.
Resposta
Quando um goleiro engole um frango, a saída é dar resposta positiva no jogo seguinte. Caso de Lopes, do Fortaleza. Frango faz parte da vida dos maiores goleiros do mundo. Lopes não tem que pedir desculpa ou ficar abatido. Ele tem é que dar show no clássico amanhã.
Ao vivo
Crateús em destaque com transmissão ao vivo do jogo do Ceará no Juvenal Melo. TVs Diário e Verdes Mares mostram a partida. O melhor meio para divulgar um município é mesmo inseri-lo na elite do futebol. Crateús faz boa campanha.
"Eu entendo assim: quando um treinador coloca o cargo à disposição é porque não quer mais ficar no time. Aí, atendo a vontade dele".
Luizinho Torquato
Dirigente do Guarany de Sobral
Invencibilidade
Crateús está invicto em casa. Foram cinco jogos. No "Jumelão", o Crateús ganhou do Ferroviário (2 x 1), Icasa (3 x 0), Trairiense (1 x 0) e Guarany/ (1 x 0). E empatou (1 x 1) com o Tiradentes. Amanhã, o Ceará tentará quebrar essa invencibilidade. Mas, pelo visto, não vai ser fácil.
Notas & Notas
Mudam de idade hoje o radialista Ênio Carlos e o desportista Cícero Everardo. Ênio é líder de audiência no seu horário na Verdinha 810 e também brilha na TV Diário; Cícero Everardo é pessoa muito estimada nos meios de comunicação e nas esferas esportivas. Parabéns, amigos.
Segundo jogo
Lula Pereira quer um Ceará marcando forte, em cima, procurando retomar a bola sempre no campo do adversário. A ordem é sufocar o antagonista. No primeiro jogo, o time quis executar o modelo, mas sentiu a falta de melhor entrosamento. Espera-se uma definição mais clara nesse segundo jogo.
Desespero de dois
Jogos de hoje mostram situações diferentes. O favorito Horizonte recebe o desesperado e lanterna Itapipoca. Já o desesperado Guarany de Sobral, que está na zona de rebaixamento, recebe o Guarani de Juazeiro, sétimo colocado com 13 pontos. O time de Juazeiro numa posição confortável.
Recordando. Escrevi há alguns dias sobre coordenadores de equipes esportivas de décadas passadas. Hoje lembro alguns repórteres e funcionários de apoio. Luiz Bravo, na Rádio Dragão do Mar, era motorista. Muito inteligente, cedo pegou o macete dos repórteres da emissora. Na década de 1980, Luiz Bravo passou a trabalhar como repórter policial. E deu conta do recado. Faz muitos anos não vejo Zacarias Scott. Ele trabalhou na Rádio Dragão do Mar. O Massaranduba (grandão, forte, como o próprio apelido sugere) auxiliava os repórteres, puxando fios nos estádios (naquela época não havia ainda microfone sem fio). Orlando Braga (também carinhosamente chamado de Orlando Máscara de Ferro) vendia anúncios para a Rádio Dragão do Mar. Nunca mais o vi. Essa gente deu sua contribuição ao rádio.