Um grande pendurado
Ferroviário, de grandes tradições. O "Clube das temporadas". Nove vezes campeão cearense. Foi vice-campeão cearenses 19 vezes. De repente, um despencar em sequência. Hoje, vice-lanterna, pendurado na zona de rebaixamento. É inadmissível tal situação. Humilhante posição de uma equipe que se esbagaça pela falta de planejamento, deteriora-se pelas convulsões internas e decompõe-se pelas vacilações no alto comando. É hora de convocar as antigas lideranças corais? Estas terão de entrar em ação já, antes que seja tarde.
Só no Ferrão
Dizem que há coisas que só acontecem com o Ferroviário. Tudo bem. Ninguém pode por mágica desfazer superstições. Mas há casos perfeitamente evitáveis. No tempo do competente e querido Ruy do Ceará (foto), um dos maiores dirigentes da história coral, jamais houve fatos que servissem de galhofa. E assim também no tempo de Chateaubriand Arraes Leite. E assim na época do saudoso Aquiles Peres Mota. E assim quando presidente foi o grande Frota Melo. Assim na época de Caetano Bayma. Será que a herança de tanto dirigente bom transformou-se num transitar interminável de administrações inconsistentes? Lamento.
Contraste
Cada vez mais o Horizonte confirma a previsão de que estará na semifinal. A vitória sobre o Guarany dentro de Sobral criou duas situações bem diferentes: enquanto o time dirigido por Roberto Carlos consolida a condição na ótima campanha, o time de Luiz Torquato experimenta o assombro da zona de rebaixamento.
Reação
O Trairiense esboça reação, sai da zona maldita e luta para permanecer na elite em 2013. A vitória sobre Itapipoca confirma a nova fase do clube que quase ganhou do Fortaleza em pleno sábado gordo. Segundo o técnico do Crateús, Maurílio Silva, foi o Trairiense o time que mais trabalho deu ao "Guerreiro do Poty" no Juvenal Melo.
Recordando. Time do Satélite, do Crato, em 1967. Essa equipe fez sucesso no Cariri na década de 1960. A partir da esquerda (em pé): Fernando Brígido, Nogueira, Jeová, Silvio, Zé Primo, Pirrol, Murilo e Rosalvo Barreto (dirigente). Na mesma ordem (agachados): Chico Curto, Mapurunga, Santana, Toninho, Barreto, Manga e Loureiro.
Colaboração de Manga (Iderval Higino), goleiro de futsal.
Empolgação
O tropeço diante do Trairiense no Domingão deixara chateado o grupo tricolor de aço. Mas o puxão de orelha dado por Nedo Xavier valeu. A goleada aplicada no Crateús (4 x 0) restaurou a empolgação. Geraldo fez sua melhor apresentação desde que voltou ao futebol cearense.
Notas & notas
Curso de Capacitação de árbitro de futebol será ministrado hoje e amanhã pelo ex-FIFA, Dacildo Mourão. Acontecerá em Umari, às 18 hs, no auditório da prefeitura. /// A AMC terá de rever a questão das placas de estacionamento na Gentilândia em dias de jogos no PV. É urgente.
"Duas vagas já são de Fortaleza e Ceará. O Trairiense lutará pela terceira ou quarta vaga para ir à fase semifinal. Não duvidem: eu vou chegar ao G-4".
Júlio Araújo
Técnico do Trairiense