Matéria-1107250

Fortaleza em alerta

Fim de folia. O Fortaleza, que tropeçou diante do Trairiense em pleno sábado gordo, já estará em campo hoje em plena quarta de cinzas. Longe do Carnaval, o tricolor adotou a disciplina dos mosteiros, bem à distância dos apelos de momo. Na coluna de sábado escrevei que o Leão só não ganharia se o Trairiense se fantasiasse de zebra. Não foi fantasia: a realidade mostrou empate (3 x3) e zebra. Hoje o Leão enfrenta o Crateús no PV. A lição de sábado alertou. Pegou mal tomar três gol de quem então era lanterna. Crateús terá condições de resistir? Depende. Se respeitar as limitações, terá. O Trairiense quase ganhou. O técnico Maurílio, do Crateús, não é de aventuras. Leão em alerta.

Guerreiros

Não sei quem denominou Crateús de "Guerreiros do Poty". Estava inspirado quem assim o fez, em alusão ao rio que corta a cidade. Gostei. Dinho Souza fez boa estreia na vitória sobre o Guarany/S. Ótima companhia para Gil e Gildázio. A propósito, Diego e Jadilson estão muito bem. Não por acaso Crateús está encostado no G-4.

Artilharia

Dos doze gols assinalados pelo Crateús, Jadilson, artilheiro do time, marcou seis gols, seguido de Gildázio, que assinalou três. Na quinta colocação, Crateús faz boa campanha, mormente se levada em conta a condição de estreante na Série A cearense. O presidente Franzé Martins colhe frutos de um trabalho sério, apesar das dificuldades.

Retomada

O Ceará retomará amanhã a sua caminhada no certame estadual. Enfrentará o Icasa, que vive uma das maiores crises de sua história. O alvinegro corrige rumos. A saída de Dimas Filgueiras causou um hiato. O processo de adaptação à filosofia de Lula Pereira, por mais rápido que seja, exige um tempo até que todos se enquadrem na nova situação. Há jogadores que não sentem tanto a mudança. Há outros, porém, que demoram um pouco até alcançarem o devido entrosamento. Hora de conferir o Ceará, agora na proposta de Lula Pereira.

Imagem. Tenho por Dimas Filgueiras grande respeito e admiração. No Ceará, jamais alguém prestou tantos serviços por tanto tempo. Dimas eternizou-se em memoráveis conquistas. Superou ingratidões. Seu amor ao clube sempre esteve acima da insensibilidade dos cartolas e, muitas vezes, das injustiças da própria torcida. Dimas segue em frente. Um alvinegro fantástico.

Comportamento

Juca, após um pito necessário, terá de rever conceitos. Primeiro de tudo: manter a calma diante das adversidades de uma partida. Segundo, jamais, dentro de campo, tomar satisfação pública com os companheiros. O papel do jogador está bem delineado. Se discordar de alguma coisa, terá de fazê-lo de forma respeitosa.

Não sai

Luisinho Torquato diz que o pai dele não deixará o futebol. "Essa vontade passará", diz. Luizinho afirma que seu pai só sairá quando o Guarany estiver por cima. Prova é a contratação de Simão (volante), Vanderson Cafu (LD) e Rick (LE). E mais: o bem sucedido empresário sobralense, Sérgio Parente, autorizou a contratação de um meia fora de série.

"Não mais suportando as ingratidões no futebol, encerrarei em julho a minha vida de dirigente, justo quando completarei 30 anos nesse esporte".
Luiz Torquato
Presidente do Guarany/S