Matéria-1104961

O time da virada

O Fortaleza a todos surpreendeu. Marcou bem e tomou a iniciativa. Criou as chances com Cleo e Kauê, mandou bola na trave e obrigou Fernando Henrique a duas notáveis defesas. A reação do Ceará demorou, mas veio com Apodi, que criou chances. Na fase inicial o Leão foi melhor. No segundo tempo, o Ceará começou bem. Romário mandou na trave. Apodi sofreu pênalti, que Felipe converteu. Rogerinho acertou a trave e Mota perdeu boa chance. Mas o Fortaleza é valente. Arriscou tudo com Ray, Bismarck e Tiago Potiguar. Buscou o resultado. Conseguiu. Foi mais uma incrível vitória. Na raça.

Discussão

Pegou muito mal a discussão de Fernando Henrique com Juca, pouco antes de o Fortaleza promover a virada. Cadê o espírito de união? Dimas Filgueiras não pode permitir isso.

Mérito

O Fortaleza soube superar as dificuldades quando na fase final o Ceará dominou, fez 1 a 0 e até poderia ter matado o jogo (mandou duas bolas na trave). Nedo Xavier assumiu riscos. O Leão subiu todo, expondo-se a contra-ataques. O mérito de Nedo foi mesmo ousar.

Destaque

O zagueiro Ciro Cena mais uma vez fez a diferença. Um primor na função específica. Melhor ainda na conclusão de cabeça. Assim contra o Guarany/S, assim contra o Ceará. No momento, Ciro é o melhor do futebol cearense na sua posição.

"É alegria demais, demais mesmo. Foi uma vitória do grupo. Estou muito feliz com o resultado"

GERALDO
Meia do Fortaleza

Observações

Cleo é arisco, tem velocidade e cria embaraços para os marcadores. Não sei como ficou no banco há alguns jogos. /// Eusébio não conseguiu apoiar como de costume porque, se subisse, Rafinha e Cleo fariam a festa. De forma correta Eusébio ficou mais.

Recado

Kauê bate falta muito bem. Na fase inicial, dera dois avisos em cobranças que Fernando com dificuldade espalmou. Na terceira cobrança, lona. Fernando só olhou. /// Leandro Chaves e Rogerinho terão de produzir muito mais. Dimas vai ter que repensar o 4-3-3.

TELEVISÃO

Transmissão de futebol ao vivo pela televisão, num elevado padrão de qualidade, exige liberação com bastante antecedência para permitir planejamento e execução do minucioso trabalho. Se a liberação vem de última hora, inviável se torna a transmissão.

Dura lição

Sem autorização para o ao vivo no PV, o Sistema Verdes Mares deu show de imagens de Horizonte. Imagens que poderiam ter sido do PV, se a insensibilidade que pairou no Ceará cedo tivesse cedido à compreensão de que não poderia prejudicar o povo cearense. Fica a lição.

RECORDANDO

Ataque da Seleção cearense de 1962. A partir da esquerda: Carlito, Gildo, Mozart, Charuto e Expedito Chibata. Detalhes: em pé, de lado, aparece o lateral-esquerdo Carneiro. E bem à direita, também em pé, o famoso massagista Surubita. Essa seleção fez bonito no Campeonato Brasileiro, sendo a terceira colocada, ficando atrás somente do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.