Matéria-1103196

Sensação e liderança

O Horizonte, o famoso Galo do Tabuleiro, permanece como a sensação do Campeonato Cearense-2012. Lidera e vem de bela vitória sobre o Crato em pleno estádfio Mirandão. Não há segredo: sua força está no conjunto, comandado pelo discreto e competente técnico Roberto Carlos. Nesta quarta-feira, recebe o Ceará, que experimenta visível ascensão. O Alvinegro de Porangabuçu, nas goleadas sobre o Tiradentes e Guarani/J, mostrou que os ajustes promovidos por Dimas Filgueiras estão surtindo efeito. Não há favorito. Se o Horizonte tem Elanardo, o Ceará tem Juca. Se o Horizonte tem Cassaco, o Ceará tem Romário. É esperar para ver.

Desempenho

No Fortaleza, o ala Rafinha está bem nas primeiras partidas do Estadual. /// Ciro Sena, que já vinha bem, ganhou mais moral depois do gol da vitória marcado por ele sobre o Guarany. /// Cleo, sempre que entra, melhora a movimentação. /// Ray, ótimo na vitória sobre o Horizonte, na última quinta; discreto diante do Guarany/S.

Notas & notas

O técnico Filinto Holanda mais uma vez está mudando de clube. No ano de 2011, ele não se deu bem ao trocar o vitorioso Horizonte pelo então confuso Ferroviário. Agora deixa o Crato, que ele montou e onde fazia boa campanha (empatou com Fortaleza e com o Ceará). Vida de treinador de futebol é assim mesmo: uma "comédia"...

Objetivo

O Fortaleza tem um jogo a menos (diante do lanterna Trairiense, onde teoricamente conta com vitória). Por isso pretende virar o Carnaval na liderança. Mas para alcançar tal objetivo terá de ganhar do Guarani, hoje, no PV.

Alerta

A possibilidade de chegar à liderança no Carnaval anima os tricolores. Mas Neudo Xavier terá de dar um pito no grupo. O time não rendeu contra o Guarany/S o que rendera na vitória sobre Horizonte. Se não fosse o salvador gol de Ciro...

Novo astral

Márcio Tarrafas, mesmo antes da primeira vitória coral, vinha se destacando no Ferrão. Seu entusiasmo após ganhar do Trairiense foi compreensível. Amanhã, diante do Icasa, enfrentará rival, em tese, mais difícil. Mas o fim do jejum de vitórias e a saída da zona maldita aliviaram as tensões.

Ao ataque

Em casa, não há como pensar num Horizonte diferente do que sempre foi em seus domínios: para frente, atrevido. Para isso, estão aí André Cassaco e Stênio Júnior, atacante perigosos.

Recordando

Há alguns dias morreu o cronista esportivo Itamar Monteiro. Prestei-lhe homenagem especial no Programa Paulo Oliveira. Com Itamar trabalhei na Rádio Verdes Mares na década de 1980. Ele fez parte da equipe que cobriu a Copa do Mundo de 1978 na Argentina. Foi um dos melhores setoristas do Ceará em todos os tempos. Depois diversificou suas atividades. Trabalhou em várias emissoras de rádio e também na televisão. Foi assessor do saudoso Fares Lopes na FCF, função que exerceu com muito zelo e competência. Itamar atuou também no mundo político. E teve a felicidade de ver em Itapajé seu filho, João Paulo, eleito o mais jovem vereador do Brasil. Gostaria de publicar foto dele nos velhos tempos em que trabalhamos juntos, mas não a encontrei. Resta a saudade de um amigo com o qual tive ótimo relacionamento profissional.

"O Ceará vem melhorando a cada partida. As peças estão se encaixando bem, inclusive os novos valores que o Dimas tem usado".

Robinson de Castro
Vice- presidente do Ceará
(na TV Diário)