Matéria-1097233

Rapidez nos ajustes

O certame tiro curto exige dos treinadores tomadas de posição mais rápidas. Veja o caso do Ceará. Dimas Filgueiras de repente se depara com uma defesa falha e com uma meia-cancha confusa. Terá de agir imediatamente sob pena de novo tropeço. No Fortaleza, Nedo Xavier conseguiu melhorar o time que estreara com empate no Crato. Lá o Nedo foi incisivo: "Não gostei", disse. Na bela vitória sobre o Tiradentes, gostou, claro. Já no Junco o defeito do bom time do Guarany de Sobral foi a finalização. Perdeu três chances seguidas só no primeiro tempo. Alô, Luiz Torquato.

Urgente. Mota precisa começar já. Em Sobral ficou patente a necessidade de um companheiro para Felipe Azevedo na linha de frente. O Ceará dá sinais de que carece de ritmo. E não pode esperar muito.

Finalização

O técnico Júlio Araújo tem de dar um pito nos seus pupilos corais. Perder gol faz parte, mas perder carrada de chances num só jogo é demais. Inadmissível deixar Canga no banco. Aliás, no Debate Bola (TV Diário), o gol de Canga foi eleito o mais bonito da rodada.

Golaços

Houve outros golaços na rodada. Por exemplo: os gols de Jefferson e Marcinho, do Guarany de Juazeiro, na vitória sobre o Trairiense foram muito bonitos. E o gol de Babidi, do Itapipoca, sobre o Ferroviário, foi também um primor.

"Tenho condição de jogar partidas completas. A idade não limita minhas ações. Continuo jogando pelo prazer de jogar".
Dema
Longevo meia do Itapipoca

O nome

Neste início de certame, observem o poder de finalização de André Cassaco. Em dois jogos, dos seis gols do Horizonte, André assinalou quatro. Ele afirma que no Domingão será difícil uma equipe ganhar do Horizonte. Ninguém duvida disso, claro.

Outra vez

Entendo como verdadeiro absurdo o seguinte fato: o campeonato mal começou e já se especula a possível vinda de PC Gusmão, em março, para o Ceará. Wilton Bezerra até comentou o assunto ontem no programa do Belmino na TV Diário. Calma, gente.

Liderança

Até agora a contratação de maior repercussão no futebol cearense foi a de Geraldo pelo Fortaleza. É um novo tempo. Geraldo será naturalmente ungido líder da campanha que visa a subir o Leão para a Série B nacional. Ele tem todas as qualidades para isso.

Notas & notas

Radialistas do interior ligados na TV Diário: Luiz Deusilaine, Djalma Freire, Cleber Saraiva e Myller, da Educadora de Limoeiro; Rudi Cascaes, Atitude FM de Itapajé; Augusto Marques, União FM de Jaguaruana. E os amigos Erlon, Charles e Carlos Régis, de Morrinhos.

Recordando. 1964. Minha turma do Liceu do Ceará. A partir da esquerda (fila superior): o 1º é Eduardo; 2º, Flávio; 3º, Chico Quevedo; 6º, o colunista; 8º, Gildo. Fila inferior: o 1º, Mikaliuka; 2º, Jerônimo; 4º, cônego Aloísio; 6º, Feijão; 8º, meu primo Erilande Bayo de Barros; 9º, Eldair. Sentado, bem à esquerda, Flávio Leite Mota. A foto pertence ao companheiro Eldair. Não foi possível identificar todos. 1964. Minha turma do Liceu do Ceará. A partir da esquerda (fila superior): o 1º é Eduardo; 2º, Flávio; 3º, Chico Quevedo; 6º, o colunista; 8º, Gildo. Fila inferior: o 1º, Mikaliuka; 2º, Jerônimo; 4º, cônego Aloísio; 6º, Feijão; 8º, meu primo Erilande Bayo de Barros; 9º, Eldair. Sentado, bem à esquerda, Flávio Leite Mota. A foto pertence ao companheiro Eldair. Não foi possível identificar todos.