Matéria-1083666

O charme dos "Estaduais"

Há vozes no cenário nacional que, faz tempo, pregam a extinção dos campeonatos estaduais. Motivo alegado: competição deficitária. Além disso, alegam que em outros países há apenas competições nacionais. Balela. Entendo que cada país tem de manter a sua característica, respeitando as tradições. Na elaboração de seu calendário, o Brasil não tem que se mirar em ninguém la fora. O correto é seguir o seu modelo natural, já adotado há mais de 80 décadas. Os certames estaduais têm por alicerce rivalidades locais que lhe dão charme e beleza. E devem ser mantidas. Questão é saber explorar com inteligência um filão que dura apenas três meses, mas que nesse curto período movimenta centenas de cidades interioranas. Poucos países têm o privilégio de uma competição assim, tiro curto. Só mesmo as vozes do atraso pregam a extinção dos estaduais.

Tiradentes forte

O técnico Erasmo Forte esteve na TV Diário, mostrando o que o Tiradentes terá no Campeonato Cearense do próximo ano. Será literalmente forte. Citou os três atacantes que estão no rol do que há de melhor na linha ofensiva do futebol cearense: Cleiton, Niel e Netinho. Mas observei que o mais importante no Tigre é o trabalho de sustentação operado pela ex-jogador Josué, que também já foi treinador, mas agora ocupa função gerencial. O objetivo do Tiradentes é ousado.

Projeção 2012

Vistoria nos estádios que serão palco de jogos do Campeonato Cearense. Inaceitável se admitir a enxurrada de interdições que tantos vexames causaram este ano. /// De Robinson de Castro ouvi a declaração de que o Ceará comporá time capaz de ganhar o bi estadual e, posteriormente, buscar o retorno à Série A nacional. /// Na Copa do Brasil 2012, times com nomes bastante incomuns: Aquidauanense (Mato Grosso do Sul), Sapucaiense (Rio Grande do Sul) e Espigão (Rondônia). /// Sem badalações, os estreantes Crateús e Trairiense fazem a preparação das equipes. Ambos estreiam no dia 22 de janeiro. Crateús encara o Horizonte no Domingão e o Trairiense, em casa, recebe o Guarani/J.

Alterações nos projetos

O engenheiro Mário Elizio tem chamado a atenção dos dirigentes do futebol brasileiro quanto ao atraso nas obras para a Copa 2014. No livro, "Análise da Copa após escolha das 12 cidades-sede", afirma também que as modificações nos projetos iniciais resultarão em significativas perdas, inclusive em Fortaleza. Ele estará no Debate Bola (TV Diário), domingo próximo.

No tempo certo

A festa do Futsal, realizada no Marina Park Hotel, foi perfeita: acerto na premiação e dinâmica na apresentação. Nesta parte, o presidente da FCFS, Sílvio Carlos, é zeloso. Tem sempre muito cuidado, visando a evitar que o evento se torne repetitivo e enfadonho. E há conseguido seu desiderato. Parabéns. A propósito de futsal, expectativa sobre os dois jogos Seleção Brasileira x Seleção cearense. Dia 4 de fevereiro em Fortaleza e no dia 5 em Itapipoca.

Notas & notas

A respeito da contratação de Cleber Carioca (zagueiro), Marielson (volante) e Cléo Paraense (atacante) pelo Fortaleza, mantenho a postura de sempre, ou seja, só darei a minha opinião quando bola rolar para valer. Aí, sim, será possível uma avaliação verdadeira. /// O Santos ganhou do Kashiwa e está na final do Mundial no Japão. Tem o privilégio de ver hoje o Barcelona na luta contra o Al-Sadd, do Qatar. Já imaginaram se a zebra pintar por lá hoje?

Recordando

Na década de 1980, Zico tornou-se o maior ídolo do Flamengo. Ainda hoje, por onde anda, o "Galinho" é reverenciado. Foto batida quando do lançamento do livro "Futebol e Ditadura - A história de Nando", primeiro jogador anistiado do Brasil. Nando, irmão de Zico, jogou no Ceará. A partir da esquerda: Eugênio Fonseca (pesquisador), Cristiano Santos (Memofut), Zico e o escritor Saraiva Júnior.