Adequação necessária
As novas medidas do futebol cearense ficaram bem reduzidas em relação ao estado de Pernambuco. Em 2010, quando o Ceará chegou à Série A, lá estava apenas o Vitória da Bahia. Sport e Náutico tinham sido rebaixados no ano anterior. Pernambuco ficara sem representantes na elite, pois o Santa Cruz já despencara. Logo no primeiro ano, o alvinegro cearense experimentou o sucesso de até chegar à Copa Sul-Americana, enquanto Sport e Náutico disputavam a Série B. Em 2010, o Vitória caiu para a B, mas o Bahia subiu para a Série A. Síntese: o Estado da Bahia se mantinha na elite, mas Pernambuco seguia no patamar de baixo. Agora mudou. Pernambuco deu o melhor salto de qualidade e emplacou Náutico e Sport na elite 2012. O Bahia permaneceu na Série A. O Ceará foi rebaixado. A adequação é necessária, entendo, mas sem deixar de pensar grande.
Exemplos importantes
Foi pensando alto que em dois anos Náutico e Sport retornaram à elite. Não é fácil o retorno, eu sei. Taí o Vitória. Caiu em 2010 e não conseguiu subir este ano, apesar de ter ficado perto do êxito. O próprio Bahia, que hoje está bem na elite, há cinco anos padeceu as agruras da queda que o levou até à humilhante Série C. Aliás, em 2006, Bahia e Vitória estavam na Série C. Se o Ceará quiser subir outra vez, terá de pensar alto como os pernambucanos pensaram.
Mãos à obra
Pronto. Agora o Fortaleza parte definitivamente para o execução do projeto 2012. O diretor de futebol, Jorge Mota, já pode falar mais à vontade. Antes, ele se mantinha reticente, alegando que só seria explícito quando composta a comissão técnica. Com a chegada e apresentação do técnico Nedo Xavier, a torcida passará a ter a oportunidade de acompanhar a montagem do grupo. Será deste a séria missão de tirar o time da Série C e tentar a retomada do título estadual.
Oportuno lançamento
Há 3 anos, por iniciativa de jovens alunos da UNICAMP, a DNA Filmes, decidiu ajudar a moçada que queria produzir um filme sobre "A Democracia Corinthiana". A ideia vingou. Amanhã, dia 8 de dezembro, no Museu do Futebol, em São Paulo, será o lançamento do documentário "SER CAMPEÃO É O DETALHE: DEMOCRACIA CORINTHIANA". Oportuno filme porque coincide com título do Corinthians e com a homenagem póstuma ao grande Sócrates, idealizador do movimento que na época revolucionou o relacionamento no clube. O filme estará disponibilizado gratuitamente na íntegra, a partir do dia 09 de dezembro, no portal da CBN e no site do projeto: www.sercampeaoedetalhe.com.br
Recordando
1947. Nacional A. Clube, time da primeira divisão cearense. A partir da esquerda (em pé): Alzir Brilhante (anos depois Alzir foi um dos melhores árbitros do futebol cearense e, como professor de arbitragem, preparou gerações de jovens nesse setor), ? , professor Ribamar, Orlando, Caubi, ? , Airton Monte, ? . Na mesma ordem, agachado, o 5º é Valcir Machado. Sentado está o goleiro Padre. (Colaboração de Nonato Holanda).
Mesma cota de 2011 anima o Ceará
O presidente do Ceará, Evandro Leitão, explicou ontem as razões que o levaram a dar um tempo. Compreensível o desgaste natural que aconteceu num ano em que o segundo semestre foi marcado por desacertos. Só o tempo mostrará em profundidade as consequências decorrentes de tudo o que o time viveu e vive desde domingo passado. Calma, gente.