Matéria-1077927

O embarque da esperança

Hoje, a viagem do Ceará a Salvador. Um olho no Pituaçu; o outro em Sete Lagoas. De nada adiantará vitória sobre o Bahia, se não houver tropeço do Cruzeiro. Interdependência que envolve três clubes na luta pela única vaga existente. Mais complicada é a situação do Atlético/PR que enfrenta o Coritiba, mas depende de outros dois resultados. Terá de ganhar seu jogo e torcer por empate ou derrota do Ceará e derrota do Cruzeiro. Os paranaenses apegam-se às surpresas que o futebol apronta. Entendem perfeitamente viável a combinação de resultados de que precisa. Já o Cruzeiro não depende de ninguém senão de seus próprios meios. Jornada que reserva mudanças de posição na medida em que os gols forem acontecendo. Hoje, no Pinto Martins, o embarque da esperança: o Ceará acredita na classificação. E deve pensar assim mesmo.

Voltas da vida

Está certo o técnico Dimas ao incluir Marcelo Nicácio na relação que vai à Bahia. Não se pode crucificar o atleta só porque perdeu pênalti. Ele decidiu jogos importantes pelo Ceará e participou das glórias do título estadual. Tem potencial ofensivo. E o Ceará precisará de opções assim, pois só a vitória interessa. Ninguém pode desconhecer as qualidades de Nicácio, capaz de em segundos definir jogos. Quem sabe não sairá do Pituaçu como herói? O mundo dá muitas voltas...

Situação

Ora, amigos, se acreditam na classificação os paranaenses do Atlético, que precisam de dois resultados além do que eles próprios terão de fazer, como não iria acreditar o Ceará que está numa situação menos complicada que eles? Esta última rodada está gerando fatos inusitados. Um deles: os mineiros do Cruzeiro fazem pressão contra uma suposta postura do Bahia que estaria simpático à classificação do Ceará. Essas manifestações favoráveis ao Ceará partem da galera, jamais do elenco baiano. Além disso, o Cruzeiro para se classificar não depende de ninguém. Basta ganhar seu jogo diante do rival Atlético/MG e pronto. Verdade é que até domingo ainda mil fantasias serão criadas.

O retorno de Vicente

Ele teve fase excelente na ala esquerda do Ceará. Depois, como aconteceu com vários companheiros, teve queda de produção, o que é normal na reta final dos campeonatos. Uma contusão acabou afastando Vicente, que agora volta num momento decisivo. É natural a preocupação sobre seu rendimento. Mas, como rendeu bem nos treinos, ganhou condição. Boa sorte.

Notas & notas

Transmissão ao vivo da decisão do certame cearense de futsal deu à TV Diário extraordinária audiência na capital e interior. Em Russas, festa diante do Telão após a conquista do Afagu./// Amanhã, às 19h30, em Canindé, acontecerá a 21ª edição do Troféu Francisco Xavier de Medeiros. Serão agraciadas personalidades que se destacaram em Canindé, Caridade, Paramoti, Itatira e Madalena. À frente da promoção o jornalista Chico Carloto.

Preparação

As festas de Natal e Ano Novo reduzem o tempo de preparação dos times para a temporada 2012. O Fortaleza começará sua pré-temporada no dia 12 de dezembro. Se fosse trabalho continuado, teria exatos 38 dias até a largada no dia 18 de janeiro, diante do Crato. Mas não é bem assim. Com os feriados normais de fim de ano e os obrigatórios da semana, o Leão terá um mês ou pouco menos para ajustar a equipe. Luta contra o tempo.

Recordando

O Treze, time de futebol de Juazeiro do Norte, encontrou esta forma interessante de ostentar o tricampeonato conquistado no município na décaca de 1950. A partir da esquerda: Geraldo, Edmilson, Doca, Vicente, Tonico, Darim, Quinco, Iolando, Henrique, Rodrigues, Quixaba e Antonio Fernandes Coimbra. A foto faz parte do acervo do colaborador Tarcísio Facundo.