Resultados de terceiros
Os tormentos da torcida alvinegra terão como principais protagonistas o Grêmio, adversário de logo mais, e Cruzeiro e Atlético/PR, que, por sinal, enfrentar-se-ão amanhã. Se o Vozão vencer hoje e houver empate entre mineiros e paranaenses, o Atlético/PR será ultrapassado pelo Ceará já amanhã. Aí, na 37ª rodada, uma vitória do Ceará sobre o Cruzeiro tiraria o Vozão da zona de Rebaixamento, independente do resultado de América/MG x Atlético/PR. Essas elucubrações fazem parte do momento vivido pela torcida do time de Porangabuçu. Nunca como agora os resultados de terceiros interessaram tanto ao Ceará. Mas todos os cálculos e projeções só terão sentido se o Ceará superar as suas próprias dificuldades. A maior delas: corrigir o gravíssimo defeito dos erros de finalização. Só assim ainda poderá apostar na esperança.
Em Porto Alegre
Ganhar em Porto Alegre é sempre muito complicado. Mas este ano o Ceará já conseguiu significativo triunfo em terras gaúchas: ganhou do Internacional em pleno Beira-Rio (1 x 0). Por ironia do destino, o autor do gol da vitória do Ceará foi Iarley, que tinha sido um dos ídolos do Inter na conquista do título mundial de clubes em 2006. Meses depois, Iarley, insatisfeito com o técnico Vagner Mancini, deixou o Ceará. Foi um equívoco deixar Iarley ir embora. Seria ótima opção.
O adversário
O Grêmio, mesmo fora da zona da Libertadores, mas tranquilo na faixa da "Sul-Americana", não é time de amenizar a luta por vitória. Exemplo claro ficou no jogo com o Fluminense domingo passado no Engenhão. Houve nove gols (Flu 5 x 4 Grêmio). Em vários momentos o Grêmio dominou a partida e comandou o placar. O Ceará enfrentará um time lutador como se no páreo pelo título o Grêmio estivesse. Só na reta final do certame o técnico Celso Roth conseguiu dar homogeneidade à equipe razão por que perdeu a chance de chegar nos primeiros postos. Hoje, a formação gremista está bem diferente da que no PV foi goleada pelo Ceará (3 a 0). Portanto, previsão de jogo muito difícil no Olímpico.
O ídolo estava lá
Na vitória sobre o Inter em Porto Alegre, o então ídolo do Ceará, Geraldo, também atuou. Meses depois, numa situação de desconforto porque Mancini o colocara no banco, Geraldo, a exemplo de Iarley, foi embora. Hoje, como disse Gera, ex-atleta de futsal, o Ceará está carente de um líder em campo. Quem poderá exercer essa liderança logo mais?
Balanço do ano
A seleção sob o comando de Mano Menezes, de agosto/2010 até o momento, fez 20 jogos, 12 vitórias, cinco empates e três derrotas. Aproveitamento de 68%. Mano convocou 83 atletas. Utilizou 63, sendo 38 estreantes. A Canarinho ainda não dá confiança. Há indefinições no meio, embora haja alento com o retorno de Hernanes. Falta ainda preparar a Seleção para Londres 2012. (Dados de Airton Fontenele)
Diferença
O Santos com time titular, em casa, empatou com o Atlético/GO (1 a 1). Houve o que todos previram: os meninos do Santos nitidamente evitando o choque. Ninguém queria correr o risco de contusão para ficar fora do Mundial de Clubes. O Dragão bateu muito, tanto assim que recebeu sete cartões amarelos e um vermelho. Neymar, Ganso e companhia não iriam entrar em dividida. Mas os reservas, aqui no PV, entraram, sim.