Matéria-1068366

Poder restaurador

O momento psicológico do Ceará é bom. A vitória sobre o Avaí devolveu o moral ao grupo. A paz com a torcida foi selada na carinhosa recepção no Aeroporto Pinto Martins. Houve a retomada da confiança. Mas a dinâmica do futebol e a rapidez do calendário esportivo não permitem deleites sobre o que passou. Dimas Filgueiras está estudando a melhor formação para encarar o Santos. Ouvi na TV Diário as declarações de Felipe Azevedo e Heleno a respeito do time santista. De uma maneira geral, notei entre os jogadores do Ceará a natural postura de muito respeito a Neymar, Borges e companhia. Mas um respeito sem complexo de inferioridade. Observei no grupo de Porangabuçu a segurança de quem agora outra vez acredita na sua capacidade de vencer. Impressionante o poder restaurador provocado pela vitória em Santa Catarina.

Equilíbrio

Os confrontos entre Ceará e Santos têm sido marcados pelo equilíbrio. Na época de PC Gusmão, em 2010, todos diziam que o Ceará seria goleado no jogo de ida na Vila Belmiro. Deu empate (1 a 1) e o alvinegro cearense ainda teve legítimo gol anulado. No jogo de volta, o técnico já era Dimas. O Ceará venceu (2 x 1). Nessa partida Neymar irritou-se com a marcação colada de João Marcos. Este ano, o Ceará, então sob o comando de Vagner Mancini, perdeu na Vila (1 x 0). Detalhe: Neymar não atuou. O gol da vitória foi de Borges e o melhor em campo foi Elano. Portanto, desde o ano passado o Santos tem tido dificuldades quando enfrenta o Ceará. Creio que domingo não será diferente.

Adequação

Fiz referência a declaração de Felipe Azevedo à TV Diário. Ele se mostrou solto como quem se libertara do grilhão que o incomodava e não o deixava render o que sabe e pode. Alegria do Felipe que reencontrou o caminho do gol e descobriu parcerias. Enfim, um jogador afinado com o modelo adotado pelo técnico Dimas Filgueiras. Felicidade de quem acredita ter mostrado à torcida que, se escalado numa função adequada à sua característica, renderá cada vez mais.

Dupla permanência

O presidente do Icasa, Zacarias Silva, afirmou ter contornado o problema do grupo com o técnico Lira. Tudo bem. Mas é bom não perder de vista as possíveis sequelas. O Verdão está com a mão na vaga para permanecer na Série B 2012. O Jogo contra o Salgueiro está cotado como vitória certa. Mas nada de subestimar o adversário. Há malas circulando, gente.

Recordando

Início da década de 1960. Confira o bom ataque do Fortaleza. A partir da esquerda: Benedito, Ferreirinha, Nagibe, Mozart e Luís Francisco. Desse grupo, tinha amizade com Mozartzinho, o mais completo jogador cearense que conheci. Também tive bom contato com Nagibe, que também brilhou no Guarany de Sobral e na Seleção Cearense. (Colaboração de Jurandy Neves de Almeida).

Notas & Notas

O município de Aracati sediará nos dias 11 e 12 (amanhã e sábado) o 21º Congresso Estadual de Cronistas Esportivos, promovido pela Apcdec. Serão palestrantes Mauro Carmélio, Bismarck Maia, Evandro Leitão, Márcio Lopes e Edilson Alves. O narrador Gomes Farias confirmou presença. /// No programa Debate Bola do próximo domingo (TV Diário) a presença do repórter Océlio Pereira e do novo presidente do Ferroviário, Valmir Araújo.

Selecionadas

Hoje, em Libreville, no Gabão, a Seleção Brasileira (5ª) pela primeira vez enfrenta o Gabão (68º). O time de Mano Menezes, nos chamados jogos da Fifa, apenas cumpre tabela, visto que partidas assim não trazem proveito. Aliás, até aqui a Canarinho, de Mano, conseguiu apenas 65% de aproveitamento (18 jogos, 10 vitórias, cinco empates e três derrotas). Mano convocou 83 jogadores, utilizou 57, sendo 32 estreantes). Dados de Airton Fontenele.