Matéria-1055749

A sirene disparou

Há três jogos sem ganhar, a sirene disparou em Porangabuçu. Quantos pontos serão necessários para garantir a vaga na Série A? Depende. Desde de 2006, quando a CBF adotou 20 clubes, com rebaixamento de quatro, a pontuação para não cair tem ficado entre 46 e 42 pontos. Em 2006, o Palmeiras se garantiu com 44 pontos e a Ponte Preta caiu com 39; em 2007, o Goiás ficou na "A" com 45 pontos e o Corinthians foi rebaixado com 44; em 2008, Náutico e Figueirense terminaram com 44 pontos e o mesmo número de vitórias (11), mas o Náutico ficou na "A" pelo saldo de gols; em 2009, o Fluminense ficou na "A" com 46 e o Coritiba caiu com 45; em 2010, Atlético/GO e Vitória terminaram com 42 pontos, mas o Atlético ganhou a vaga pelo maior número de vitórias. Fica difícil afirmar hoje com quantos pontos alguém se garantirá na elite.

Sub-20 nas quartas de final


Fim de semana tem quartas de final do Campeonato Cearense Sub-20. Amanhã, o Ferroviário encara o Pacatuba, e o Estação pega o Rio Branco. No domingo o Fortaleza enfrenta o Trairiense e o Ceará joga contra o Maranguape.

Obras concretas

Na última década, poucos contribuíram tanto para o Fortaleza quanto o ex-presidente Ribamar Bezerra. Entretanto, ainda alvo de críticas. São ingratidões. Quem fez mais pelo Leão, Ribamar ou seus algozes? Creio que o torcedor consciente terá a resposta na ponta da língua. Aos analistas injustos, que não deram sequer um tostão ao time, é muito fácil verberar contra quem fez e ainda faz pelo clube. Essas críticas não passam de palavras vazias contra obras concretas.

Próximos desafios

O Ceará mantém cinco pontos de distância da zona maldita. Seus perseguidores, Cruzeiro, Atlético/MG e Atlético/PR, terão também adversários difíceis. O Ceará terá confronto direto com o Cruzeiro aqui e com o Atlético/PR fora. O desafio de todos é complicado. O problema do Ceará foi ter deixado escapulir no PV pontos considerados certos como os diante do Avaí (derrota, 3 a 0), Atlético/GO (empate, 1 a 1) e Figueirense (empate 1 a 1). Seriam nove pontos que se resumiram em dois. Pelos números citados, o Ceará ainda precisa de 10 pontos para alcançar o mínimo de 42 que segurou o Atlético/GO em 2010. E numa projeção mais segura, 14 pontos para chegar a 46, que seguraram o Flu em 2009.

Respeitabilidade internacional

O médico cearense, José Roberto Barros, aí ao lado do ministro Orlando Silva, tem mais uma vez reconhecida a sua competência. É o único do Norte/Nordeste a integrar a delegação médica do Comitê Olímpico Brasileiro que está em Guadalajara, México, para o Pan-2012. Especialista em Medicina do Esporte, Zé Roberto ganhou a respeitabilidade internacional.

Tempo de avaliação

No Fortaleza, em elaboração o programa a ser cumprido pelo clube na montagem do time para 2012. Osmar Baquit, agora mais experiente, cercou-se de gente que conhece os caminhos da ascensão como, Jorge Mota. Primeiro, o nome do treinador. Depois, o elenco. Como disse Jorge: "Sem precipitação".

Artilheiros

O maior artilheiro do Campeonato Brasileiro até hoje é Roberto Dinamite, atual presidente do Vasco da Gama. Roberto marcou 190 gols em 328 jogos. O segundo maior artilheiro é o hoje deputado federal, Romário, que assinalou 154 gols em 252 jogos. O terceiro é Edmundo, com 153 gols em 316 jogos. O quarto maior artilheiro é Zico, que marcou 135 gols em 249 jogos. O quinto é o atacante Túlio que assinalou 129 gols em 240 jogos.