Matéria-1054867

As surpresas do América/MG

O jogo passado no PV teoricamente estava cotado como o de mais três pontos para o Ceará. Na prática não foi assim. O jogo de hoje também teoricamente está cotado como sendo de mais três pontos para o campeão cearense. Motivos óbvios. O primeiro deles: a péssima campanha do América, lanterna da competição. Em todo o certame, o América venceu apenas três vezes. E essas três em casa. Vale porém uma advertência: o time mineiro pregou algumas peças que não podem ficar fora de análise. Goleou o Fluminense por 3 x 0 e goleou o Vasco por 4 x 1. Coisa mais recente, arrancou um empate diante do Palmeiras dentro de São Paulo. Todo cuidado, pois. O time mineiro é fraco, mas promoveu os estragos citados, fato que contribuiu para o Vasco perder a liderança e o Fluminense ficar fora do G-4. Portanto, nada de menosprezar o adversário.

Agrônomos e a Copa 2014

Hoje, Dia do Engenheiro Agrônomo, a data remete a uma reflexão abrangente, incluindo a Copa do Mundo. A Semana de Engenheiros Agrônomos, de 19 a 20 deste mês (auditório da Zootecnia - UFC) tem por tema a "Agronomia e seus múltiplos espaços". Debate sobre o papel do agrônomo na Copa 2014. "O principal palco do evento, o gramado, demanda a responsabilidade de um agrônomo", diz a engenheira agrônoma Maria Helena Araújo. Oportuno tema.

Time completo

O técnico Estevam Soares tem de volta hoje o grupo que esteve ausente no jogo anterior: Michel, João Marcos, Rudney, Leandro Chaves e Roger. Reforça substancialmente o alvinegro, máxime pela automação que garante continuidade e rapidez nas ações num setor fundamental à equipe. Com relação à ausência de Marcelo Nicácio, que pediu para não viajar, a disponibilidade de Washington e Roger deixa o técnico à vontade porque são duas boas opções.

Os problemas de Givanildo

No América está o atacante Kempes, que atuou no Ceará. A torcida alvinegra lembra bem dele. Sua passagem por aqui não convenceu. Também no América está Fábio Júnior que nem de longe lembra os bons momentos que teve. Fábio inclusive foi substituído no jogo passado, justo porque não estava rendendo bem. O técnico do time americano é o conhecido Givanildo Oliveira. Bom treinador, sem dúvida. Givanildo treinou aqui o Fortaleza. Lá não tem conseguido dar ao time o padrão que sempre consegue nas equipes sob seu comando. Givanildo teve atritos com o atacante André Dias, que, em razão disso, foi dispensado pelo clube. Melhor para o Ceará, pois fragilizou mais ainda o time mineiro.

Recordando

Década de 1970. Combinado Icasa-Guarani que enfrentou no Romeirão o Olaria do Rio de Janeiro. O famoso Garrincha, bicampeão mundial, jogou pelo Olaria. A partir da esquerda (em pé): Zé Antonio, Catolé, Nena, Dote, Claudemir e Azul. Na mesma ordemsó os jogadores (agachados): Bié, Benício, Wilson, Zé Nilton e Esquerdinha. (Colaboração de Tarcísio Facundo, dono do maior acervo sobre o futebol juazeirense)

Decisão da Copa Fares Lopes ao vivo

Na TV Diário, hoje, 17h, ao vivo, Horizonte x Guarani/J, direto do Domingão, decisão da Copa Fares Lopes. O Horizonte, do presidente Paulo Vagner, fez melhor campanha. Mas o próprio Paulo admitiu que o Guarani foi melhor no primeiro jogo em Juazeiro. Paulo pediu inclusive mais atenção de seu grupo. O Guarani tem surpreendido positivamente na reta final.