Matéria-1051698

Competência reconhecida

O Presidente Evandro Leitão foi reeleito para conduzir o Ceará no biênio 2012/2013. Reconhecimento já esperado, haja vista o acerto do trabalho que ele vem realizando em Porangabuçu, onde colocou em prática transparente modelo de gestão. Como consequência, vem obtendo êxito dentro e fora de campo razão por que sua manutenção à frente dos destinos do Ceará decorreu da coerência dos conselheiros alvinegros. Equação da dívida trabalhista, o título estadual cearense 2011, bela participação na Copa do Brasil e presença na Série A (elite do futebol brasileiro) dão bem a dimensão alcançada pela atual administração. As novas metas são ousadas. Uma delas: estádio em Porangabuçu com capacidade para mais de 20 mil torcedores sentados. O Ceará consolida posições. A reeleição de Evandro nada mais foi senão o reconhecimento público de sua competência.

Tempo de eleições

No Fortaleza, haverá também definição de rumos, mas apenas no próximo domingo, dia 9 de outubro. A votação acontecerá entre 9 e 14 horas, no Pici, com apuração imediata, proclamação do eleito e posse. Tudo muito rápido. O Fortaleza tem pressa. Osmar Baquit e Alexandre Borges Filho são os candidatos. Mas o prazo para inscrição de chapas só termina amanhã, às 17 horas. Unir o Leão deve ser meta prioritária. Se quiserem mesmo um Leão vencedor.

Sem o cinturão

Os desfalques do Ceará preocupam porque quebraram o famoso cinturão de concreto. Restou Heleno, jogador de pegada forte, que no domingo terá outras companhias. Dirão talvez que os substitutos também têm qualidade. É verdade. Mas cabe uma observação: o entrosamento não é o mesmo. O força do cinturão de concreto está exatamente na automação. Quero crer que só mesmo a superação, como a que houve em Minas, levará o Ceará à vitória.

Notas & notas

Do leitor Bosco (antoniobosco@hotmail.com.br): "Verdadeiro tiro que saiu pela culatra a ajuda dada pelo árbitro Chicão ao Atlético de Minas. Ao enfraquecer o time do Ceará com as expulsões injustas, expôs para todo o Brasil a mediocridade do outrora poderoso Galo das Alterosas, que foi incapaz de vencer o adversário inferiorizado em campo. O Ceará, resistindo bravamente, saiu com autêntica vitória em forma de empate". /// Pela segunda vez o goleiro do Ceará, Fernando Henrique, foi escolhido pelo Sportv para a seleção da rodada. Desta vez com a maior nota (8,6). O pesquisador Airton Fontenele gostou da escolha. Mas achei a nota baixa. Fernando merecia 10, com louvor.

Recordando

1961. Jogo América x Ceará pelo Campeonato Cearense. Local: Estádio Presidente Vargas. À esquerda, o ponta americano, Baíbe, aguarda o desfecho da jogada em que Charuto, então no Ceará, cabeceia a bola. Charuto, que brilhou também no Fortaleza e na Seleção Cearense, morreu há alguns anos. Baíbe, aposentado, mora em Fortaleza no bairro Jardim América. (Colaboração de Jurandy Neves).

Energia e movimentação

Eusébio poderá desempenhar papel fundamental neste delicado momento por que passa a meia-cancha do Ceará. Ele tem duas qualidades essenciais para quem atua no setor: energia e movimentação constante. Eusébio já fez belas partidas ali. E, não raro, arrisca com proveito conclusões de longa distância. Tipo do jogador que se doa por inteiro à causa.