Matéria-1047792

Decisão do Tribunal

Expectativa da torcida tricolor a respeito do julgamento de logo mais no STJD, quando serão analisados os argumentos de Campinense e Fortaleza na suposta combinação de resultado no jogo entre o Leão cearense e o CRB de Alagoas. Vídeos, interpretações, leituras labiais, explicações dos jogadores, enfim, farto material para apreciação. No Debate Bola, entrevistei o conselheiro do Campinense, Gustavo Ribeiro. Ele tratou a questão com muita elegância, restringindo-a ao campo jurídico. Entende que no material levado ao processo há provas suficientes para condenar o Leão. Já o advogado do Fortaleza, Jorge Mota, disse exatamente o contrário: "Não há nada que comprove combinação de resultados. São frases soltas, editadas fora do contexto". Jorge mostrou-se convicto de que o Fortaleza será absolvido. Imprevisível resultado.

Fixação

O gol de Roger, de bicicleta, ganhou as telinhas do Brasil. Um primor. Bonito mesmo. Golaço. Pode ter sido a senha para Roger se firmar no ataque do Ceará. Até agora, desde que Sérgio Alves saiu, nenhum atacante conseguiu fixar-se como titular. Há um rodízio que não é bom para ninguém. Marcelo Nicácio, Washington e o próprio Roger alternam bons e maus momentos. Quem sabe esse golaço abrirá caminhos para Roger ganhar de vez a posição. Tudo dependerá dele.

Hora de simplificar

O técnico Estevam Soares, com a vitória do Ceará sobre o Coritiba, ganhou pontos junto à torcida, máxime entre os recalcitrantes. Os próximos resultados serão fundamentais para Soares solidificar sua posição perante a família alvinegra. Ele tem demonstrado habilidade no trato da questão, principalmente porque mínimo é seu tempo para treinar o grupo. As experiências são feitas praticamente no próprio jogo, o que de certa forma oferece risco. Acho apenas que ele pode simplificar. A improvisação de João Marcos na ala direita eu a considerei desnecessária. Já a opção com Edmilson na zaga foi aceitável. Estevam sabe ajustar bem. Eu admiro a sua forma de trabalhar.

Cedo para avaliação definitiva

Leandro Chaves foi muito bem na estreia. Mostrou desenvoltura na condução e no lançamento da bola. Embora não tenha jogado a partida inteira, foi quem melhor rendeu ali após a saída de Geraldo. Pode até ser cedo para avaliação definitiva, mas Leandro Chaves deixou a nítida impressão de que a titularidade será dele.

Descontração

O humorista Ery Soares, das "Garras da Patrulha", deu show especial para o elenco do Ceará, sábado, no Hotel Praia Centro. Foi uma forma de descontrair o grupo. Ery agradou tanto que foi convidado para ver o jogo na tribuna de honra do PV. E mais: após a partida recebeu das mãos do zagueiro Fabrício a camisa do zagueiro alvinegro. Apelando para o humor o Ceará se deu bem. Faz rodízio com Adamastor Pitaco e Alex Nogueira.

Notas & notas

Ótimo o cordel "Histórias das Copas do Mundo, coordenado por Nando Poeta, que o leitor Valdemar Alves me enviou. /// No Jornal Gazeta Centro Oeste de Crateús, destaque para a Esquadrilha da Fumaça que dará show aéreo no dia 4 de novembro em comemoração ao centenário da querida cidade onde meu pai, Victor, nasceu. Se Deus quiser estarei lá e visitarei também a reforma do estádio que será palco de jogos da Série A cearense em 2012.

Recordando

1957. Esporte Clube Bahia de Aracati. Poucos sabem da existência desse time, que na época fez sucesso na região jaguaribana. Não sei bem a razão dessa homenagem que deve ter sido iniciativa de algum baiano ou de algum torcedor do famoso tricolor de aço de Salvador. Na foto, o atleta Paulo Freire, que foi também titular da Seleção de Aracati no "Torneio Intermunicipal" daquele ano.