Matéria-1046322

Lá vem o Coxa outra vez

O Ceará, com a derrota para o Palmeiras (1 x 0), reduziu muito sua margem de erro. Se tropeçar outra vez, poderá descer à zona de rebaixamento, onde há desconforto porque gera complexo de inferioridade e passa uma imagem de incompetência. A responsabilidade amanhã, diante do Coritiba, ganhou aspecto de divisor de águas. Se o alvinegro ganhar, alívio de tensões; se empatar ou perder, Deus meu... Aí, para não ingressar na zona infame, dependerá do resultado do jogo Internacional x Atlético/MG. Mas a situação, apesar de aflitiva, ainda está sob controle. O Ceará só depende de si para evitar o vexame. O alvinegro já enfrentou o Coxa três vezes este ano: duas pela Copa do Brasil (empate no PV, 0 x 0; vitória do Coritiba no Couto Pereira, 1 x 0) e uma pela Série A, quando o Coritiba obteve nova vitória (3 x 1). Portanto, previsão de jogo muito difícil.

Sem crucificar

O zagueiro Thiago Matias não pode ser crucificado pelo azar que teve ao assinalar gol contra, numa bola que ele tentou rebater e acabou impedindo a intervenção do goleiro Fernando Henrique. Após essa infelicidade, Thiago lutou muito para reparar o equívoco. Subiu ao ataque e até fez conclusões. Mas a noite não estava para ele. Na saída, notei seu abatimento. Visível tristeza como a pedir perdão. Resta ao grupo e à torcida dar amanhã total apoio ao atleta. Ele precisa disso, sim.

Desfalques

Todos nós lembramos do primeiro jogo do Coritiba aqui, no PV, pela Copa do Brasil. Foi 0 a 0 no placar, mas o Coxa deu muito trabalho. Destaque da partida: Rafinha, que deu show de bola. Pois, para alívio do Ceará, o Rafinha em questão está fora dessa partida, vetado. E mais: segundo o site do clube paranaense, Leandro Donizete e Everton Costa também não jogarão. Em compensação, um entusiasmo especial tomou conta dos atletas do Coritiba. Motivo: o zagueiro Emerson foi convocado pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira, chamado por Mano Menezes para enfrentar a Argentina, quarta-feira, em Belém/PA. Na rodada passada, o Coxa ganhou do Cruzeiro por 2 a 1.

Sinal da Cruz, sempre

O goleiro Fernando Henrique voltou muito bem com defesas espetaculares. Diante do Palmeiras, pegou quase tudo, exceto a bola que o surpreendeu porque chutada por seu próprio companheiro de clube. Fernando é católico praticante. Homem de muita fé. Após cada defesa difícil que pratica, ele sempre faz o sinal da cruz. Acho muito bonita a sua atitude.

Esperança

O empate do Vasco diante do Atlético/GO, em casa, com São Januário lotado, representou verdadeira frustração. Verdade que o time continua líder, mas poderia ter aberto distância de três pontos. /// Guarani de Juazeiro e Ferroviário fazem amanhã um jogo em que a sorte coral será decidida. Motivo simples: o Ferrão fecha o número de jogos, mas o Guarani/J ainda fará uma partida. A esperança coral continua.

Pontuação

O Ceará disputará 39 pontos, sendo 21 no PV, onde enfrentará Coritiba, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Santos, Corinthians e Cruzeiro. O último classificado na Série A 2010 foi o Atlético/GO com 42 pontos. Se trabalhar nessa faixa, o alvinegro terá de faturar 15 pontos. Em 2009, o último que se classificou foi o Fluminense com 46; em 2008 foi o Náutico, com 44. Pelo visto, ao Vozão basta fazer o dever de casa.

Recordando

Década de 1970. Estádio Mauro Sampaio (Romeirão em Juazeiro do Norte). A partir da esquerda (em pé): Zé Antonio, Catolé, Nena, Zé Quinto, Nicácio e Pirajá. Na mesma ordem, só os jogadores (agachados): Zé Nilo, Wilson Rivadávia, Dote, Luiz Francisco e Xavier. Detalhes: Dote e Wilson atuaram também pelo Ceará. E Wilson teve boa passagem pelo América. (Colaboração de Tarcísio Facundo).