Matéria-1030602

As chances tricolores existem

Os planos do Fortaleza precisam de urgente correção de rumo. No início, a pré-temporada comandada por Ferdinando Teixeira deu a impressão de que a campanha na Série C seria tranquila. De repente, algo não devidamente explicado, aposentou o treinador. Num erro imperdoável, Ferdinando saiu, mas ficou para comandar o time numa suposta despedida festiva. Resultado: frustração até na hora de ir embora com a derrota para o América (1 x 3) em pleno PV. O técnico Arthur Bernardes herdou um mundo de incertezas. E nas incertezas trafega até hoje. Faltam três jogos. O Leão ainda tem chances que entendo remotas. Mas meu amigo, narrador Júlio Sales, fez análise diferente. Segundo ele, os adversários se engolirão, abrindo espaço para melhor condição do time do Pici. Queira Deus. Antes, porém, o Leão terá de fazer a parte que lhe cabe.

Finalmente

Erivélton tem a seu favor a disciplina e o profissionalismo. Ele sabe conviver com as adversidades. No tempo de Mário Sérgio, foi afastado. Segurou firme. Voltou como titular com Dimas Filgueiras. Coisa recente, de forma inexplicada, perdeu a vaga de titular. Não se rebelou. Ele sabe que, num campeonato longo, as alterações acontecem. Ei-lo novamente integrado ao grupo de cima. Resta torcer para que não sinta o tempo que passou sem jogar no time principal.

Como chegar lá

Está difícil ao Fortaleza alcançar a classificação. Como Fazê-lo para chegar lá? Resposta simples: atuar como o fez no primeiro tempo do jogo em Sobral. E o Leão tem jogadores capazes para fazer isso. O goleiro Lopes vem praticando belas defesas. Em Sobral fez isso. João Victor é bom no apoio e arrisca conclusões. Esley tem potencial. Carlinhos Bala terá de produzir um jogo inteiro e não um tempo só. O ala Gabriel e Escobar têm qualidade. E, quando Zé Augusto entrar de início, dará ao Fortaleza melhor poder de fogo. Se assim for, como diz o Julinho, será possível ao Leão ainda sonhar com a vaga. Agora, jamais chegará lá se seguir recuando na fase final como fez em Campina Grande e em Sobral.

Valores do Guarany de Sobral

O Zagueiro Lima revelou diante do Fortaleza uma alternativa de conclusão que o técnico Oliveira Lopes está utilizando bem. Lima sabe cabecear com precisão, aproveitando cobranças de falta ou escanteio. Logo nos primeiros minutos, obrigou Lopes a fazer bela defesa. Na fase final, concluiu de forma fulminante e empatou o jogo.

Selecionadas

Esperanças de novos valores para a Seleção Brasileira principal, vindos agora do time sub-20, pentacampeão mundial. Abre os olhos, Mano! Aí estão: Oscar (três gols na decisão), Henrique (cinco gols no certame, um dos artilheiros), Fernando (meio-campista) e Gabriel (goleiro que falhou num dos gols dos portugueses, mas salvou dois tentos certos). O técnico Ney Franco mostrou que sabe mexer no time. (Colaboração de Airton Fontenele).

Notas & notas

O lançamento do livro "Ceará Sporting Club: Campeonato Brasileiro de Futebol de 2010 - Lição eternizada em preto e branco", de autoria do médico e desportista Russen Moreira Conrado, acontecerá hoje, às 19h30 no Centro Cultural Oboé. A apresentação será feita pelo jornalista e escritor Vianney Mesquita. Lá estarei. /// Lamentei a contusão de Júnior Xuxa, quando mais dele o Icasa precisará, máxime com a volta de Guto. Queira Deus, volte logo.

Recordando

Década de 1960. Encontro de diretores do Ceará e de dirigentes históricos. Não consegui identificar o grupo e gostaria que alguém o fizesse. Aí estão, dentre outros, Cel. Valdir dos Santos, deputado Paulo Benevides, empresários Paulo Carapeba e Paula Joca. Quem me mandou a foto foi um leitor que preferiu não se identificar, pois apenas escreveu: "do amigo desconhecido".