Desafios maiores
Agora o Corinthians no caminho do Ceará. As esperanças alvinegras de um bom resultado aumentaram após a vitória sobre o São Paulo. Com razão, claro. Marcelo Nicácio, o nome dos gols. Por que quando entra de início Marcelo não é tão bom? Coisas inexplicáveis do misterioso mundo do futebol. Felipe Azevedo, chance para se firmar de vez ou renascer dúvida. Se Rudney voltar a jogar como fez contra o São Paulo, ninguém o segurará mais. O Corinthians de Fábio Santos, Alex, Jorge Henrique, Willian, Liedson e companhia. Não por acaso no topo. Como deve Mancini encarar o time do Parque? Jogará em cima como o fez no jogo passado no PV? Não recomendo. Melhor ser prudente de início, para ir soltando o time depois de dimensionar em campo o tamanho da fera que está do outro lado. Aí, sim, libera total.
As canelas
Zagueiros perversos, homens maus. Como é que fazem com as canelas do Osvaldo o que, por exemplo, aqueles brutos do São Paulo fizeram? Pelo menos uma coisa restou provada: Osvaldo não tem canelas de vidro, mas de aço. Doeu até na canela do espectador e do telespectador, mas Osvaldo saiu inteiro. Ninguém segura o garoto. Mas ele precisa de alguém mais próximo para o diálogo. Assim evitará o desgaste de insistir sozinho na busca de soluções.
A postura
É da natureza de Mancini jogar para frente. Pelo gosto dele, penso, faria o time atuar da mesma forma como o fez aqui no PV diante do São Paulo. Mas as circunstâncias são diferentes e devem ser examinadas com cuidado. No jogo com o Fluminense no Rio, o Ceará começou em cima, justo como Mancini gosta. Teve chance de ouro com Osvaldo, mas a desperdiçou. Resposta do Flu: Fred marcou 1 a 0. Abriu a porteira e o Ceará tomou uma goleada. Como o complexo da perda de gols foi espantado com o fim do jejum diante do São Paulo, pode ser que os atacantes agora tenham mais calma e confiança para conferir. Tenho preferência por Washington para a largada. E Nicácio, na fase final, para tentar a festa.
Onde ele fez a festa
Vavá fez de Campina Grande cenário de grandes atuações, quando este ano defendeu o Treze. Agora no Leão, ele ficará na expectativa para entrar e definir amanhã diante do Campinense pois o técnico Arthur Bernardes mostra-se inclinado pela dupla Wellington/Carlinhos Bala. Ainda assim, Vavá sentir-se-á em casa como no tempo do Treze. Em pleno dia treze.
Ao vivo
A TV Diário dá show de transmissões ao vivo neste fim de semana. Hoje, às 14h, com narração de Irismar França e comentários do campeão do mundo Cacá, tem futsal: São Gonçalo do Amarante x Nordeste. Às 16 horas, Série C nacional: Guarany x América, direto de Sobral. Já amanhã, à tarde, direto de Campina Grande, Campinense x Fortaleza. Nesses dois jogos da Série C, a narração será de Kaio César com comentários de Wilton Bezerra.
Reação do Bugre
A importância do jogo de hoje Junco cresceu na medida em que criou uma interdependência entre seu resultado e o resultado do Fortaleza, amanhã na Paraíba. O Guarany é o lanterna; o América, o líder. Mas o Guarany, se ganhar seu jogo, ficará com seis pontos. Aí torcerá por empate entre Fortaleza e Campinense. Assim, o Bugre assumiria a vice-liderança, superando no saldo de gols o atual vice-líder, o CRB, que folga neste fim de semana.