Jornada internacional
O Ceará inicia hoje a sua caminhada na Copa Sul-Americana. Não é a primeira vez que o alvinegro participa de competição internacional. Em 1995, há 16 anos, o Ceará marcou presença na Conmebol. Foi eliminado nos pênaltis numa disputa com o Corinthians. Agora o adversário será o São Paulo. E o favoritismo fica com o visitante. Numa análise comparativa, levando em conta a atual Série A, o São Paulo está muito melhor, posto que, com 31 pontos, colado nos líderes, tem dez vitórias. O Ceará tem apenas cinco. Mas isso não é tudo. Cada jogo tem sua própria história. O Ceará é imprevisível. No jogo entre ambos pela 5ª rodada, o Ceará foi muito melhor, mas, por mais paradoxal que pareça, acabou perdendo por 2 a 0. Vale um detalhe: o Ceará só perdeu porque naquela partida Rogério Ceni foi show. Pegou tudo e garantiu o placar, que por sinal foi injusto.
Advertência de quem sabe
O ex-atacante, Sérgio Alves, esteve no Debate Bola domingo passado e fez uma advertência que entendo válida para o jogo de hoje. Ele disse que os jogadores de frente do tricolor do Morumbi não guardam posição. Cícero, Dagoberto e Lucas mexem-se muito. Como Lucas não joga, seu substituto certamente tentará realizar o mesmo trabalho, pois faz parte da filosofia adotada pelo Adilson Batista. Foi assim que eles viraram o jogo e ganharam do Avaí.
Na tranquilidade
O foco principal do Fortaleza é a Série B 2012 como objetivo. A Copa Fares Lopes serve como algum indicativo, mas, a rigor, toda a concentração do time diz respeito ao desafio diante do Campinense. Nesta parte, hora de louvar a boa presença do zagueiro Preto. Aliás, nenhuma surpresa para mim, pois sempre o considerei muito eficiente desde o tempo em que defendeu o Ceará. Preto é boa opção para concluir de cabeça na área adversária nas cobranças de escanteio.
Notas & notas
Hoje, em Stuttgart, Alemanha e Brasil, países que mais vezes chegaram às finais de Copas do Mundo: sete, cada. O Brasil em 1950, 1958, 1962, 1970, 1994, 1998 e 2002; Alemanha em 1954, 1966, 1974, 1982, 1986, 1990 e 2002. O Brasil ganhou cinco títulos; Alemanha, três. O Brasil duas vezes vice; a Alemanha, quatro vezes vice. Brasil e Alemanha foram os que mais atuaram em Copas do mundo: Brasil, 99; Alemanha, 97. (Dados de Airton Fontenele). /// Lamentei a morte de Walter Abrahão, legendário narrador da TV Tupy, inventor do replay, com quem tive a alegria de trabalhar algumas vezes. Ele estava com 80 anos. Morreu em São Paulo. Narrou duas Copas do Mundo e o título mundial de Eder Jofre.
Recordando
Foto batida no início da década de 1960. Integrantes do Guarani de Juazeiro do Norte, famoso Leão do Mercado. Em pé: Tarcísio Facundo. A partir da esquerda (agachados): Lagamar, Pedro Bala, Galego e Índio. Observem que o estádio ainda não era o Romeirão (Estádio Mauro Sampaio) que foi inaugurado apenas na década de 1970. (Do álbum do ex-jogador Tarcísio Facundo).
Tempo ao tempo para provar
O polêmico Clodoaldo tem a seu favor, para justificar sua estreia sem brilho no Guarany/S, o fato de ter jogado apenas os 15 minutos finais, justo quando o Fortaleza já estava ganhando por 3 a 1. As chances de Clodô ficaram então muito reduzidos. Mas não faltou língua má para tentar queimá-lo de vez. Só o tempo dirá se Clodoaldo ainda tem algo a oferecer ao Bugre.