Efeitos de uma goleada
Placar elevado tira de tempo o clube que perdeu. E haja tempo para recompor a situação. Assim está o Ceará. Embora ainda numa situação confortável, os efeitos de uma goleada encostam o time no canto da parede no jogo seguinte. Motivo: a necessidade de vitória para neutralizar o terrível fracasso anterior. Já é hora de Vagner Mancini trabalhar alguém para usar, sem perda de eficiência, quando Heleno estiver impedido de jogar. Não seria a hora de experimentar Edmilson? Amanhã, tem Avaí no PV. Mais um time da zona nos visita. Essas equipes da parte baixa são complicadas. O Atlético/PR provou isso quando aqui esteve. O Ceará só o venceu nos últimos minutos. E o Avaí ganhou, de virada, do líder Corinthians. Pois o Ceará terá de eliminar, exatamente diante do Avaí, os efeitos da goleada sofrida no Engenhão. Tarefa bem delicada.
Caminhos tortuosos
O Ferroviário estava certo de faturar com a receita do jogo diante do Itapipoca pela Copa Fares Lopes. Mas, como o Itapipoca desistiu, sobrou para o Ferrão. Agora o time coral estreará apenas no dia 10 de agosto em Sobral. O presidente Luiz Neto está apreensivo: sem qualquer aporte financeiro, terá de arcar com despesas para fretar ônibus, pagar hospedagem e gastar com os suplementos necessários. Ele pergunta: "Dá para fazer futebol assim"? Resposta simples: não.
Estreia
O Fortaleza começa logo mais no PV, diante do Maranguape, sua participação na "Copa Fares Lopes", que oferece uma vaga para a Copa do Brasil. Mas o foco do técnico Arthur Bernardes, que também estreia, é a avaliação do time para enfrentar o Guarany de Sobral, sábado próximo, pela Série C. Há grande expectativa em torno do jogo de hoje porque poderá ser indicativo do perfil que Bernardes quer dar ao Leão. Nos treinos, observou várias combinações. Mas, claro, a base é a mesma herdada de Ferdinando Teixeira. E não poderia ser diferente. Esperanças de gols com a chegada de Vavá e Carlinhos Bala. Se esses dois especialistas não resolverem, só mesmo consultando as forças do além.
Evento consolidado
O terceiro ano consecutivo de transmissões da Regata de Jangada Dragão Mar pela TV Diário consolidou a retomada dessa tradição. Louvável a visão do diretor de telejornalismo do Canal 22, Roberto Moreira, que apostou na volta desse tipo de competição. E tudo num cenário que contempla, além da bela paisagem, a bravura dos homens do mar. Deu certo.
Recaída
Heleno tem sido eficiente. Prova está na constatação de que o cinturão de ferro, sem ele, perde consistência. Mas nada disso tem sentido se Heleno continuar imprevisível nas atitudes desleais, que provocam suas expulsões. O comentarista Sérgio Pinheiro, o maior defensor da presença de Heleno, ficou indignado com o que aconteceu no Engenhão. Sérgio sugeriu à diretoria do Ceará aplicar multa no atleta. "Ele precisa sentir no bolso", disse.
Notas & notas
Decisão de vaga para o Campeonato Cearense sub-20 em Jaguaribe, Estádio Municipal, sexta-feira próxima, às 19 horas: Jaguaribe x Jaguaretama. /// Levará o nome do ex-governador Ciro Gomes o torneio de futebol que envolverá as Vilas Olímpicas de Fortaleza nos dias 11 e 12 de agosto. Faixa etária: sub-14 e sub-16. Apoio da Secretaria de Esporte do Estado do Ceará. /// Depois que foi liberado para 20 mil pessoas, o PV ainda não lotou.
Recordando
Década de 1970. Zé Paulo, um dos melhores zagueiros do futebol cearense, foi ídolo no Fortaleza. Considerado o melhor marcador de Gildo, eterno ídolo do Ceará, o zagueiro tricolor quase se transferiu para o alvinegro. Ainda chegou a vestir a camisa do Ceará, mas apenas treinou e nem assinou contrato. Motivo: uma lesão grave encerrou as negociações. (Acervo de Elcias Ferreira).