Matéria-1018086

Os primos pobres da CBF

O país do futebol tem ainda coisas inacreditáveis. A Série D, competição patrocinada pela CBF, apresenta situações que até Deus duvida. Os times não recebem nada de cota pela participação. Os dirigentes, se quiserem, cuidem de buscar patrocínios para cobrir as despesas com viagens, hospedagens e deslocamentos. A Série D é a única série com 40 clubes. Todas as demais são compostas por apenas 20 times. Mas dinheiro, nada. Isso fez com que o Guarani/J, diante das dificuldades financeiras que ora enfrenta, recebesse tentadora e vantajosa proposta do Santa Cruz de Recife. Segundo análise feita pelo o comentarista Wilton Bezerra na TV Diário, o Santa pernambucano acenou com proposta de R$ 200 mil para transferir para a Paraíba o jogo que está marcado para o Romeirão. É incrível. Nesse caso da Série D, para que serve mesmo a CBF?

Responsabilidade

Dos novos contratados do Fortaleza, pesa sobre os ombros de Carlinhos Bala a maior responsabilidade. Além de ser o mais famoso entre os que recentemente chegaram, terá a missão de fazer o que mais o Leão precisará daqui para frente: gols. Por onde passou, Carlinhos deixou sua marca de goleador. Quero crer que aqui não será diferente. Carlinhos fez parte do Santa Cruz que subiu para a Série A em 2005. Já em 2008, pelo Sport, foi campeão da Copa do Brasil.

Semelhança

A Série C nacional também padece agonias. Se não fosse o socorro da televisão, talvez a crise financeira fosse semelhante à enfrentada pelas equipes da Série D. Ainda assim, passam por apertados momentos times de expressão como Fortaleza e Guarany de Sobral, mesmo com receitas de estádio e de alguns patrocínios extras que podem eventualmente aparecer. Dessa forma, a diferença de tratamento privilegia clubes da Série A e, mais ainda, o grupo que deu origem há alguns anos ao Clube dos Treze, com os desdobramentos que vieram. Primos ricos e primos pobres, bem ao estilo do programa Balança Mas Não Cai, cujo primo pobre foi tão bem interpretado pelo saudoso ator Brandão Filho.

Promessa de muitos gols

Niel é esperança de gols do Guarany de Sobral na Série C, apesar de, por decisão do técnico Oliveira Lopes, vir jogando mais atrás, ficando Cleiton no comando de ataque. O melhor momento de Niel foi no Guarani de Juazeiro quando marcou 11 gols no estadual deste ano. Agora, ao lado do ótimo Cleiton, Niel forma perigosa dupla, com promessa de muitos gols.

Inexplicável

Não consigo entender a razão por que o Icasa vem jogando melhor fora de Juazeiro do Norte do que em seus próprios domínios. Complexo perante sua torcida? Não creio. Afobação em razão da cobrança do torcedor? Pode ser. Influências de algo que existe, mas muitos contestam, o tabu? Não sei. Verdade é que o Icasa vem invertendo a lógicas das coisas: todos os times conseguem de dar bem mais em casa do que fora. O Icasa é o contrário. Pode?

Notas & notas

Sábado, dia 30, às 7 horas da manhã, largada da Corrida São Francisco, em Canindé. Uma maratona de 10km nas categorias principal e master (masculino e feminino). Inscrições na Biblioteca Cruz Filho. Informações no 9924.9252. /// Domingo, às 10 horas da manhã, a largada da Regata de Jangadas Dragão do Mar, na enseada do Mucuripe. Mais de 50 jangadas participarão do evento que será transmitido ao vivo pela TV Diário.

Recordando

Setembro de 1982. O Flamengo, que tinha sido campeão do mundo em 1981, veio a Fortaleza. No auge da fama, Zico e os companheiros participaram de uma recreação na praia defronte ao Imperial Othon Palace, na Av. Beira Mar. Muitos torcedores flamenguistas ficaram nas proximidades, acompanhando os exercícios do time visitante. (Colaboração do jornalista Egídio Serpa).